Casa Branca nega rumores sobre pausa em tarifas e frustra mercado

O governo dos Estados Unidos negou, nesta segunda-feira (7/4), qualquer possibilidade de aliviar a nova rodada de tarifas comerciais impostas pelo governo do presidente Donald Trump a diversos países, anunciadas na semana passada.

Pela manhã, os mercados mundiais passaram por breves momentos de euforia quando os investidores repercutiram um possível alívio do “tarifaço”, com uma eventual suspensão da medida por 90 dias.

Os principais índices das bolsas de valores dos EUA chegaram a inverter o sinal de queda que registravam desde o início do pregão e passaram a operar em alta. O mesmo ocorreu no Brasil com o Ibovespa, principal indicador do desempenho das ações negociadas na Bolsa de Valores brasileira (B3). Mas o otimismo durou pouco tempo.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que o governo norte-americano não está considerando nenhuma pausa na imposição das tarifas comerciais. Mais cedo, a CNBC havia noticiado que o alívio temporário estaria sendo discutido pelo governo Trump.

Também nesta manhã, em mensagem publicada em rede social, a Truth Social, Trump afirmou que o Japão está enviando uma “equipe de ponta para negociar” as tarifas impostas pelos EUA.

“Países de todo o mundo estão conversando conosco. Parâmetros rigorosos, mas justos, estão sendo estabelecidos”, escreveu o presidente dos EUA, o que animou brevemente os investidores.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.