Caso de carro da Prefeitura visto no litoral será investigado

A Secretaria Municipal da Transparência e Controladoria confirmou, na manhã desta segunda-feira (7), que já está em curso uma investigação a respeito de um veículo da Prefeitura de Canoas, que teria sido visto circulando em Pinhal, no litoral norte, durante o último final de semana.

Apuração interna começou na manhã desta segunda-feira (7) na Prefeitura de Canoas



Apuração interna começou na manhã desta segunda-feira (7) na Prefeitura de Canoas

Foto: DIVULGAÇÃO

O assunto veio à tona na manhã de sábado (5), quando o prefeito Airton Souza, fazendo uso de seu perfil nas redes sociais, se manifestou que havia sido informado que um carro ligado à Prefeitura de Canoas havia sido visto em Pinhal.

Segundo o prefeito de Canoas, seria aberta uma sindicância para apurar a situação, já que todos os veículos locados são monitorados por rastreadores, sendo, portanto, fácil descobrir por onde passaram.

“É bom que os motoristas que dirigem os veículos para a Prefeitura fiquem atentos”, disse. “Os veículos são rastreados, sim. Por meio de um sistema, que nós pagamos para monitorar o controle, e garantir o bom uso dos recursos públicos pagos pelos cidadãos da cidade”.

Conforme o secretário da Transparência e Controladoria, Gustavo Ferenci, antes da abertura de qualquer sindicância, haverá uma investigação para que sejam averiguadas as circunstâncias do veículo que vem sendo visto em outras cidades.

“Já solicitamos a apuração das informações, porque isso precisa ser esclarecido”, afirma o secretário Gustavo Ferenci. “Agora, é preciso antes saber o que está acontecendo para somente depois instaurar uma sindicância, se necessário. Talvez a resposta para o problema seja mais simples do que pensamos e baste uma advertência”.

Na avaliação do secretário, toda a apuração visa coibir qualquer tipo de desvio de recursos da administração pública, mas antes é preciso comprovar o que está acontecendo, por meio de uma apuração séria.

“A Prefeitura de Canoas tem contrato de locação para veículos, então vamos investigar se este veículo em questão estava a serviço ou não da administração, no momento em que circulava em Pinhal”, reforça.

Turismo?

O assunto envolvendo um veículo de Canoas, circulando bem longe da cidade, ganhou as redes sociais nos últimos dias, quando começaram a ser divulgados prints, supostamente “vazados”, de um carro ligado à Secretaria Municipal de Saúde, que teria sido registrado em cidades turísticas do litoral e da serra.

Conforme apontamentos de radar, o Chevrolet Spin ligado à SMS teria percorrido pouco mais de 126 quilômetros até Gramado, na serra gaúcha, no dia 15 de março, um sábado; já no dia 23, uma quarta-feira, percorreu 277 quilômetros até Capão da Canoa, no litoral norte.

Em Brasília

A reportagem do DC questionou a administração para saber se o prefeito Airton Souza gostaria de retomar o assunto. Acabou informada que o prefeito está cumprindo agenda em Brasília neste começo de semana, onde participa de encontro da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos.

Em seu posicionamento nas redes no sábado, Airton Souza foi enfático ao garantir que não tolerará “desvio de conduta” por parte de membros ligados ao governo “ou quem quer que seja”.

“Não vou permitir que haja desvio de conduta, que haja desperdício de recursos por membros do nosso governo ou quem quer que seja. Não podemos concordar com essas atitudes equivocadas”, defendeu o prefeito.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Adicionar aos favoritos o Link permanente.