Empresa de Honduras visita Novo Hamburgo para conhecer sistema de bilhetagem eletrônica dos ônibus

Novo Hamburgo recebeu na última quinta-feira (3) uma visita inusitada. O consórcio Inversiones Transportes y Servicios Especiales (Intrase), de Honduras, veio ao Município para presenciar uma demonstração do funcionamento do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE), operado pela Companhia Municipal de Urbanismo (Comur), junto da Viação Santa Clara (Vicac). A apresentação ocorreu durante uma viagem em um ônibus da Visac, operadora do Mixmob. O trajeto teve início na Estação Rodoviária e seguiu até a Praça do Imigrante, no Centro.

CONFIRA: Câmara de Novo Hamburgo adia votação de projeto que cria o Dia Municipal do Patriota

Empresa de Honduras conhece o sistema dos ônibus de Novo Hamburgo  | abc+



Empresa de Honduras conhece o sistema dos ônibus de Novo Hamburgo

Foto: Gabriel Stöhr/GES Especial

  • ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP

A intenção da comitiva era analisar o modelo apresentado para, futuramente, implementá-lo em San Pedro Sula — que tem aproximadamente 950 mil habitantes e é o principal centro industrial, comercial e financeiro de Honduras, conhecida como a capital econômica. Para isso, Novo Hamburgo foi escolhida pela Transdata, fornecedora do software e hardware, para a demonstração. Nelson Fernandez, membro do conselho gestor do Intrase, se disse satisfeito com a visita. “Achei muito boa (a visita). É uma experiência linda, que também pretendemos fazer em San Pedro Sula, e estamos felizes com esta empresa. Apesar de ter poucos usuários, podemos aprender muito com eles aqui”, destaca.

FIQUE POR DENTRO: Após conversa com prefeito, moradores de Canudos dizem estar mais tranquilos sobre possíveis remoções

Além de Novo Hamburgo, a Transdata está presente em mais de 450 municípios brasileiros, assim como em outros países da América Latina. O head de Negócios Internacionais da empresa, Romano Garcia, também falou sobre a visita. “Esses empresários pretendem modernizar o transporte público local e vieram ao Brasil em busca de experiências e de boas práticas de gestão do transporte público, principalmente naquilo que diz respeito aos sistemas tecnológicos, bilhetagem eletrônica, controle e gestão de frota, telemetria, justamente os carros-chefe da Transdata no Brasil e no exterior”, disse.

Empresa de Honduras conhece o sistema dos ônibus de Novo Hamburgo  | abc+



Empresa de Honduras conhece o sistema dos ônibus de Novo Hamburgo

Foto: Gabriel Stöhr/GES Especial

  • CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Para o diretor-geral da Comur, Fabio Tomasiak, escolhida pela empresa para a apresentação do sistema, disse que outras cidades da região também procuram Novo Hamburgo para entender o funcionamento. “A Comur hoje está em contato com outras cidades da região para implantar o sistema de bilhetagem. Ele gera uma vantagem muito grande para o poder público, que é todo recurso que não é utilizado no transporte retorna aos cofres da Prefeitura através do Fundo Municipal de Transporte”, frisa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.