Fed deve cortar juros para evitar estimular a economia dos EUA, diz especialista

Fed corta juros em 0,25 p.p. e ajusta projeções de inflação; dirigentes indicam juros acima de 3% em 2025. Entenda as novas previsões do Fomc!

Diante do risco crescente de um possível recessão nos Estados Unidos, o Federal Reserve (Fed) deve iniciar um ciclo de cortes na taxa de juros para estimular a economia. A análise é de Fábio Fares, especialista em análise macro, durante entrevista ao programa BM&C News.

Num cenário onde os Estados Unidos caminham para uma recessão, que hoje é o cenário base da maioria, o Fed tem musculatura para cortar os juros e estimular a geração de empregos. A inflação deixa de ser um problema“, avaliou Fares.

Os passos do Fed

Segundo ele, com a contração prevista do PIB no primeiro trimestre em quase 4%, o foco do Fed tende a migrar da inflação para a retomada do pleno emprego. “Você corta juros e estimula as empresas a investirem“, explicou.

Além da redução dos juros, Fares destacou que o Fed já iniciou a diminuição do aperto quantitativo, o chamado quantitative tightening. “Ele pode parar o quantitative tightening e deixar o mercado mais líquido“, afirmou o especialista.

Fares ressaltou que, diante do cenário atual, os instrumentos de política monetária e fiscal estão à disposição do Fed e do governo americano para evitar um agravamento da crise. “Instrumentos para o Fed e para o governo não faltam. O ponto central é entender os sinais que os dados oficiais vão indicar nas próximas semanas”, explicou.

Ele também alertou para o risco de o Fed agir de forma precipitada diante das expectativas do mercado. “Se antecipar seria um grande tiro no pé“, disse Fares, reforçando que o banco central americano deve aguardar a “poeira baixar” para calibrar suas decisões de política monetária com base em informações mais consolidadas sobre o comportamento da inflação e da atividade econômica.

Assista na íntegra:

Leia mais notícias e análises clicando aqui

O post Fed deve cortar juros para evitar estimular a economia dos EUA, diz especialista apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.