Guarujá registra 87% menos casos de dengue no primeiro trimestre de 2025


Cidade do litoral de São Paulo registrou apenas 485 casos entre janeiro e março deste ano, contra 3.905 no mesmo período de 2024 Queda expressiva reflete ações diárias de mutirões da dengue
Reprodução/Prefeitura de Santos
A cidade de Guarujá teve uma redução de 87% dos casos de dengue no primeiro trimestre de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024. Nos primeiros três meses do ano, foram registrados 485 casos da doença, contra 3.905 do ano passado, segundo dados divulgados pela prefeitura.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com a administração municipal, a queda está atrelada a uma série de ações, como vacinação nas escolas, vistorias, nebulização nas ruas e telagem de caixas d’água.
Entre as estratégias, pensadas pela equipe de Combate e Controle às Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), está o uso de peixes da espécie Poecilia reticulata, conhecidos como ‘barrigudinhos’, que, colocados na água, se alimentam das larvas do Aedes Aegypti.
Os peixes são introduzidos em locais com grande acúmulo de água, como piscinas abandonadas, canteiros de obras e poços de elevadores. Atualmente, 128 pontos da cidade são monitorados com essa técnica.
A gerente de Combate e Controle às Endemias, Ana Lúcia Gama, explica a eficiência da estratégia.
“Antes, mesmo com o uso de inseticida, recebíamos denúncias recorrentes dos mesmos locais e realizávamos o tratamento novamente. Com os barrigudinhos, essa reincidência caiu em cerca de 90%. Eles se alimentam das larvas, sendo grandes aliados na saúde pública”, explicou.
Vacinação nas escolas
Outra frente importante no combate à doença foi a vacinação contra a dengue nas escolas para crianças de 10 a 14 anos.
Em fevereiro, aproximadamente 160 estudantes das escolas municipais Maria Aparecida Araújo e Giusfredo Santini, ambas no bairro Morrinhos, receberam o imunizante.
“Se os estudantes não podem ir até as unidades de saúde, levamos as unidades até eles. A presença das equipes nas escolas facilita o acesso à vacinação e também ajuda os pais que enfrentam dificuldades para levar os filhos aos postos”, afirmou o secretário de Saúde, Fábio Mesquita.
Outras ações
De acordo com a administração municipal, foram vistoriados 27.868 imóveis, 477 pontos de reciclagem e sucata e 172 escolas, hospitais e creches.
O mutirão, seguido da aplicação de inseticida, intensifica as ações de enfrentamento à dengue no município e reduz o risco de proliferação do mosquito e da disseminação da doença.
Além disso, 102 telas protetoras foram instaladas em caixas d’água de residências. A iniciativa é pioneira e Guarujá é a única cidade do litoral de São Paulo a realizar o serviço.
Para solicitar a telagem, os moradores devem entrar em contato pelo telefone (13) 3341-6569 e agendar uma visita dos agentes.
Trabalho coletivo
O secretário reforçou que os resultados positivos são fruto de um esforço conjunto entre o poder público e a população.
“A Prefeitura tem investido em ações diárias de prevenção e controle, mas o envolvimento da população foi essencial. Com campanhas educativas, conscientização dentro das escolas e apoio da imprensa, conseguimos estimular atitudes responsáveis”, disse.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.