Idosos são a maioria entre os grupos prioritários da campanha de vacinação da região

Começou nesta segunda-feira (7) a campanha de vacinação contra a gripe no País. O Dia D de mobilização nacional está previsto para 10 de maio. A meta é imunizar 90% dos grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos acima de 60 anos, povos indígenas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das Forças Armadas, segurança e salvamento, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e dos Correios, jovens sob medidas socioeducativas e pessoas com doenças crônicas.

O aposentado Ângelo Piazza, 75, garantiu a imunização no Centro do Idoso de São Leopoldo



O aposentado Ângelo Piazza, 75, garantiu a imunização no Centro do Idoso de São Leopoldo

Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

Na região de cobertura do Jornal VS, que abrange as cidades de São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Capela de Santana e Portão, o público-alvo da campanha é de mais de 150 mil pessoas, a maioria idosos. Em São Leopoldo, o público-alvo da vacinação, segundo a secretária de Saúde, Kelbe Gonçalves, com base nos números de 2024, é de cerca de 80,3 mil pessoas, sendo mais de 36,6 mil idosos.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

Para este início de mobilização para a imunização, o Município recebeu da Secretaria Estadual da Saúde (SES) 5.990 doses. Na cidade, as vacinas estarão disponíveis nas unidades de saúde Cohab Duque, Cohab Feitoria, Santo André, Santa Marta, Rio Branco, Parque Mauá, Centro do Idoso, Scharlau, São Cristóvão, Pinheiro, Trensurb, Materno, Paim, Brás, Santos Dumont, Rio dos Sinos, Imigrante, Madezzati, Campestre e Campina.

No Centro do Idoso, no Centro, a procura pela vacina foi alta já nas primeiras horas de funcionamento do local na manhã desta segunda-feira. No espaço, localizado em frente ao Hospital Centenário, são atendidas, segundo a coordenadora técnica da unidade, Sandra Margarete da Silva, cerca de 5 mil pessoas por mês.

LEIA TAMBÉM: PREVISÃO DO TEMPO: Chuva frequente e risco de elevados acumulados marcarão a semana; veja como será cada dia no RS

“Temos grande procura pela vacina e para aqueles que vem para consultar, também já ofertamos o imunizante”, explica Sandra. Entre as pessoas atendidas durante a manhã esteve a aposentada Elenir Martins de Ávila. Além da vacina contra a gripe, Elenir aproveitou para colocar em dia o calendário da imunização contra a Covid.

“Já tive um AVC e tenho colesterol, por isso não posso brincar com a minha saúde. Todos os anos faço a vacina contra a gripe para proteger a mim e aos outros”, conta. Morador do bairro Fião, o aposentado Ângelo Piazza, 75, também já garantiu a imunização logo no primeiro dia da campanha. “Faço esta vacina há muitos anos e nunca mais fiquei gripado. É uma proteção muito importante, porque previne a gripe e outras doenças”, destaca. A vacinação no Centro do Idoso ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 ao meio-dia e das 13h30 às 16h30.

Na região

Em Esteio, segundo a Secretaria da Saúde, a vacina contra a gripe está disponível aos grupos prioritários nas 14 Unidades de Saúde com salas de vacinas do município :UBSs Parque do Saibiá; Votorantim; CAIC; Jardim Planalto; Galvany Guedes; Tamandaré; Claret; Cruzeiro; Esperança; Nickolas Gomes; Ezequiel; Novo Esteio e Pedreira e no Centro Integrado de Atenção em Saúde (CIAS). O horário de funcionamento é das 8h ao meio-dia e das 13h às 16h45, exceto no CIAS, onde a vacinação ocorredas 17h às 20h45. Secretaria de saúde esteiense não possui os quantitativos populacionais dos grupos prioritários da campanha, mas informa que o público idoso é formado por cerca de 16 mil pessoas.

SAIBA MAIS: Sapucaia do Sul agora conta com Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar

Em Sapucaia do Sul, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 52.920 pessoas que integram os grupos definidos como prioritários. A campanha é realizada em todas as unidades de saúde do município, que funcionarão como pontos de vacinação.

Em Portão 13.538 pessoas integram o público prioritário da campanha, destes, 6.152 são idosos. Na cidade, a imunização é oferecida em todos os postos de saúde dos bairros e no Posto Central, localizado na Rua 9 de Outubro, 147, no Centro.

Em Capela de Santana, conforme a secretária de Saúde, Jordana de Mattos, o público-alvo da campanha é formado por 4.928 pessoas, sendo 2.196 idosos. Na cidade, a vacina está disponível na UBS Central, das 7h30 às 15 horas, sem fechar ao meio-dia, de segunda a sexta-feira, e na ESF Pareci Velho, das 8 horas ao meio-dia e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Pacientes acamados podem agendar a aplicação diretamente na sua unidade de referência.

Calendário nacional

Uma das novidades a partir deste ano é a inclusão da vacina da gripe no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos de idade), tornando permanente a proteção para esses públicos. Ou seja, a vacinação a esses públicos fica disponível ao longo do ano todo (a partir da chegada das doses).

VIU ESTA?: Marcha para Jesus reuniu centenas de fiéis em Esteio neste sábado

Outros grupos continuarão a receber o imunizante emestratégias especiais, incluindo profissionais da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros.

Apesar de avacina passar a ficar disponível durante todo o ano nas unidades de saúde, a recomendação é que a população alvo busque se vacinar o quanto antes, preferencialmente antes do inverno, época de maior transmissibilidade de vírus respiratórios.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.