Motoristas usam mais carros elétricos do que modelos a combustão

Um estudo do Reino Unido trouxe uma importante descoberta: os motoristas de carros de carros elétricos já rodam mais quilômetros anualmente do que os condutores de modelos a combustão. Além disso, o mercado internacional tem anotado crescimento nas buscas e vendas por veículos movidos a bateria neste começo de 2025.

Quem realizou o estudo foi a empresa Solera Cap HPI. Eles pontuaram que nos três primeiros meses de 2025, a média total de rodagem dos carros elétricos chegou em cerca de 14 mil km percorridos. E este número representa um acréscimo se comparado com o índice anotado por modelos movidos a combustão.

Esses dados são baseados na média de mais de 1,8 milhão de transações anotadas durante as vendas desses veículos eletrificados por ano no Reino Unido. Para efeito de comparação, essa média de quilometragem rodada também representa um aumento do mesmo índice registrado em 2015. Naquela época, os automóveis elétricos rodavam mais de 10 mil quilômetros anualmente.

Volvo EX30 Ultra [Auto+ / João Brigato]

Os tempos são outros

Nas análises dos especialistas, esse aumento no uso de carros elétricos está relacionado também a queda registrada no uso de modelos movidos a combustão. Aliás, esses últimos vêm registrando uma queda anual de uso desde períodos da pandemia de Covid-19. Outros fatores que ajudaram no aumento da rodagem de elétricos está ligado às melhorias tecnológicas.

Hoje, embora não seja o ideal, há uma melhor rede de recarga, mais opções de ofertas, modelos que contam com maior autonomia e até o aumento do trabalho remoto interfere na média anual de rodagem dos carros movidos a bateria. Além disso, atualmente a população mundial está mais preocupada com o meio ambiente.

GWM Ora 03 linha 2025
GWM Ora 03 [divulgação]

De acordo com Dylan Setterfield, um dos estudiosos da Solera Cap HPI, o Reino Unido está tendo transformação no cenário automotivo há mais ou menos dois anos. Segundo ele, os condutores de carros elétricos já rodam mais quilômetros do que quem usa um modelo movido a combustão. E a mudança não acontece somente no Reino Unido.

Ainda tem que melhorar

Conforme a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, ACEA, as vendas de modelos movidos a bateria na Europa já anotaram crescimento neste começo de 2025. Um dos países que mais teve aumento foi a Alemanha, com acréscimo de 41% nas negociações. Mas, a França anotou uma leve queda de 1,3% nesse mesmo período.

Ainda nesse sentido, os dois países europeus anotaram retração de cerca de 25% nas vendas totais de veículos nos primeiros meses de 2025. Por fim, mesmo que os donos de carros elétricos já rodem mais do que os movidos a combustão não quer dizer que a batalha está vencida. Os veículos 100% eletrificados ainda enfrentam desafios, principalmente no quesito infraestrutura de recarga.

carregadores - Qual a vida útil da bateria de um carro elétrico?
Carregador comercial para carros elétricos [Divulgação]

Porém, com o tempo a tendência é que os governos melhorem essa questão e que cada vez mais os carros elétricos fiquem acessíveis para a população mundial.

Você tem um modelo elétrico na sua garagem? Trocaria agora seu carro a combustão por um elétrico? Conte nos comentários


O post Motoristas usam mais carros elétricos do que modelos a combustão apareceu primeiro em Auto+ TV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.