O que falta para o IGP implementar serviço de necropsia em Novo Hamburgo

O Instituto-Geral de Perícias (IGP) inaugurou sua nova sede em Novo Hamburgo no dia 25 de fevereiro. A estrutura era uma demanda antiga da sociedade e desde maio de 2023 ganhou o apoio do Movimento Paz, que levou o pedido ao poder público.

No entanto, a área de 382,70 metros quadrados, localizada na Rua José de Alencar, 368, não atende todas as demandas da região. Uma, especificamente, ainda não tem previsão para ser contemplada: o serviço de necropsia.

Nova sede do IGP foi inaugurada no mês de fevereiro em Novo Hamburgo  | abc+



Nova sede do IGP foi inaugurada no mês de fevereiro em Novo Hamburgo

Foto: Gabriel Stöhr/GES Especial

Atualmente, exames mais detalhados são realizados apenas em Porto Alegre, aumentando o tempo de espera nas investigações policiais com necessidade de perícias aprofundadas.

LEIA MAIS: Visando movimentar a economia, Centro de Inovação e Tecnologia apresenta projeto em Novo Hamburgo

Além disso, a especialidade não poderia ser implementada na nova estrutura. Conforme o IGP, a instalação de um necrotério precisa ser feita em local adequado e reservado, necessitando de um novo projeto.

“No passado existia uma sala junto ao Cemitério Municipal. Com câmara fria, sala de necropsia, alojamento para equipe e área administrativa”, lembra Marcos Bock, coordenador do Movimento Paz.

Bock explica que a mesma mobilização feita para a consumação da nova sede do IGP também será realizada para viabilizar a necropsia. “A demanda do IGP era urgente, na época incluir mais um serviço tornaria a demanda inviável. Por isso optamos por deixar o assunto para uma etapa posterior. Ou seja, chegou a hora.”

Para o coordenador, a especialidade iria suprir uma demanda não só de Novo Hamburgo, mas de toda a região. “Com uma possível reforma e ampliação do nosso Hospital Municipal, um espaço lá seria ideal.”

CONFIRA: Paixão de Cristo volta a ser encenada após cinco anos em Nova Hartz; ator foi agredido em 2018

Visando levar o tema adiante, Bock reitera que novas articulações já estão sendo feitas. “Precisamos mobilizar as entidades locais, para ser não só uma demanda do Movimento Paz, mas sim de toda a comunidade”, completa.

Concurso público

O governo do Estado anunciou recentemente a autorização de um concurso público para o IGP. No edital estão garantidas 40 vagas para Papiloscopista, 70 para perito criminal, 54 de perito médico-legista e 110 para técnico em perícia. No total, serão 234 novos profissionais para atuar em diversas regiões do Estado, contemplando o Vale do Sinos.

Segundo o IGP, a realização do concurso é fundamental para ampliar o quadro de servidores, garantindo a reposição contínua e qualidade dos serviços prestados pelo órgão.

Novas especialidades e agilidade no atendimento

No momento, o Posto de Criminalística funciona como uma espécie de pronto-atendimento do IGP em Novo Hamburgo. São atendidos casos em locais de morte violente, suspeita ou tentativa de homicídio, acidente de trânsito, disparo de arma de fogo, coleta de impressões papilares, coleta de DNA, exame de luminol, perícias de dano e mecânica em veículo, identificação da numeração de veículo, entre outros.

  • CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DE NOVO HAMBURGO NO WHATSAPP

Algumas das especialidades já eram contempladas na antiga sede do IGP, como as perícias de danos e identificação da numeração de veículos. Em 2025 começaram a ser aplicadas as perícias indiretas e psíquicas. O objetivo do IGP é, a partir do concurso público e das nomeações de aprovados, mais especializações sejam atendidas no Vale do Sinos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.