Pum explosivo? Inseto tem arma secreta comparada a bomba da 2ª Guerra Mundial

Em meio à natureza, existe um pequeno inseto que parece inofensivo, mas carrega uma espécie de “super-poder” digno de histórias de quadrinho: Quando se sente ameaçado, este pequeno animal mira no possível predador e solta uma bomba química pela bunda, como um pum. Porém, ao contrário de gases comuns, o ataque é tão poderoso que foi comparado a uma bomba da 2ª Guerra Mundial.

CONFIRA: Nasa alerta: Asteroide que ameaçava a Terra muda e agora pode colidir com a Lua

Besouro bombardeiro, do gênero Brachinus, usa ataque diferente contra inimigos | abc+



Besouro bombardeiro, do gênero Brachinus, usa ataque diferente contra inimigos

Foto: Deep Look/YouTube/Reprodução

Este da imagem acima é um besouro bombardeiro, do gênero Brachinus. Ele vive em todos os continentes, menos na Antártica, e de vez em quando aparece nas redes sociais praticando a grande tática de defesa contra algum predador.

LEIA TAMBÉM: Homem invade igreja e joga duas estátuas no chão a procura de padre: “Partiu para agressão”

Bomba de pum químico?

O besouro bombardeiro possui duas glândulas bunda, separadas e compartimentalizadas. Quando ele dispara o ataque, uma delas joga produtos químicos que combinam e então se misturam com catalisadores de outra que está próxima da abertura.

“A reação produz uma névoa fina de produtos químicos cáusticos chamados quinonas, o que é suficiente para deter a maioria dos predadores”, explica o Journal Storage (Jstor). O nome pode não parecer ameaçador, mas não se engane: a bomba é exotérmica e produz muito calor. Com isso, a névoa pode chegar a 100ºC.

FIQUE POR DENTRO: The Last of Us? Conheça a vespa que transforma baratas em zumbis

Vídeo mostra inseto usando ataque:

YouTube Video

É claro, a reação química acontece quase que instantaneamente, conforme o Jstor. O que não impede que o inseto atire quantas vezes quiser. “Tudo que ataca o besouro é rapidamente submetido a um spray doloroso de químicos fervendo […] Até parece uma explosão. O que é.”

Um pesquisador do assunto, inclusive, descobriu que os besouros bombardeiros soltam várias explosões rapidamente, o que leva à névoa. Foi ele que comparou o ataque desses insetos com a bomba voadora V1, criada pela Alemanha nazista durante a guerra como uma “arma de vingança” de Hitler.

SE INSCREVA NA NEWSLETTER DO ABCMAIS

Mira precisa

Ainda que nem todos consigam, alguns besouros bombardeiros têm a habilidade de mirar o spray com precisão. Essa mira acontece quando eles são pressionados, por exemplo. O inseto irá bombardear a parte do corpo que estiver sendo apertada, independente de como ele estiver anatomicamente, já que ele pode se contorcer para atacar o predador.

Essa habilidade foi desenvolvida por conta dos constantes ataques de formigas, visto que elas chegam de todas as direções. Ainda que ele seja uma bomba química perigosa contra os predadores, ele não é considerado peçonhento para os seres humanos – o que não significa que a arma cáustica seja menos poderosa ou que seja inteligente encostar em um.

Fontes: IWM; Jstor; 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.