Seminário discute regionalização do turismo em Roraima

Screenshot 20250405 144456 Chrome2 Seminário discute regionalização do turismo em Roraima

Programa de Regionalização do Turismo em Roraima (Divulgação/Arquivo SecultRR)

A Secult (Secretaria de Cultura e Turismo de Roraima) realiza o Seminário Estadual de Turismo Regional nesta segunda (7) e terça-feira (8) como parte do Programa de Regionalização do Turismo promovido pelo Ministério do Turismo. O evento acontece no Auditório do Sesclin – Avenida Major Williams, 2084, bairro São Francisco.

Com a participação de gestores das três regiões turísticas de Roraima, o seminário visa promover um diálogo sobre o desenvolvimento sustentável do turismo e discutir estratégias para garantir a inclusão e permanência dos municípios locais no Mapa do Turismo Brasileiro (MTB).

O Mapa é uma ferramenta importante que reúne municípios com potencial turístico e aqueles impactados pelo setor. Ele apoia a formulação de políticas públicas voltadas ao turismo, tanto pelo Governo Federal quanto pelos Estados.

Atualizado a cada dois anos, o Mapa é composto por municípios indicados pelos órgãos estaduais de turismo, conforme critérios definidos por lei.

Durante o evento serão apresentadas palestras sobre a atualização do Plano Estadual de Turismo, conduzidas pelo Interlocutor Estadual do Programa de Regionalização do Turismo de Roraima e representantes do Ministério do Turismo, com temas a serem definidos.

O segundo dia será dedicado a um escritório prático focado na elaboração de documentos e na apresentação das plataformas e procedimentos para o cadastro de municípios e regiões turísticas no Mapa. À tarde, serão oferecidos atendimentos técnicos individualizados, com orientações sobre o processo de cadastro no Sismapa.

De acordo com Bruno Muniz de Brito, diretor do Departamento de Turismo, o evento contará com a presença de uma equipe itinerante do MTur que compartilhará informações essenciais sobre o programa com os gestores municipais.

“O seminário reunirá gestores municipais de turismo que assumiram suas funções em 2024, com o objetivo de unir esforços com o Governo de Roraima para implementar políticas que promovam o turismo municipal e impulsionem o desenvolvimento a partir das vocações locais”, destacou Bruno.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.