Britânica é presa por 19 dias nos EUA por erro no visto: “Exausta”

A artista britânica, Rebecca Burke, de 28 anos, viveu uma experiência traumática nos Estados Unidos ao ser detida por 19 dias em um centro de imigração ICE (Serviço de Imigração e Alfândega), após o que ela e sua família classificaram como um erro de interpretação do seu visto de turista.

No início de fevereiro, Rebecca tentou cruzar a fronteira rumo ao Canadá, mas foi detida pelas autoridades sob a alegação de que sua entrada violava as condições do visto. A imigração teria entendido que ela pretendia trabalhar durante a estada, o que a artista nega categoricamente. Ao ser informada que deveria retornar aos EUA para preencher uma nova papelada antes de retornar, a artista foi algemada e colocada em uma cela.

“Pensei que me libertariam se assinasse. Estava exausta, sem comer o dia todo”, relatou a artista ao jornal The Guardian.

De acordo com sua família, Rebecca ficou em isolamento por dois dias e teve seus pertences confiscados, incluindo celular e passaporte. Ela passou quase três semanas em um centro de detenção em Tacoma, no estado de Washington, onde relatou condições precárias e alto nível de estresse.

A situação mobilizou políticos britânicos e defensores dos direitos humanos, que criticaram a rigidez do sistema de imigração dos EUA, especialmente no tratamento de estrangeiros em casos considerados de baixo risco.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, da Comunidade e do Desenvolvimento norte-americano, declarou em nota: “Apoiamos um cidadão britânico que foi detido nos EUA e estávamos em contato com as autoridades locais”.

A família da artista arrecadou quase 10 mil libras por meio de uma campanha on-line para ajudar com os honorários advocatícios, despesas de subsistência e a passagem aérea de volta para casa. Eles também prometeram doar todo o valor excedente a instituições de caridade em Seattle que prestam apoio a pessoas em situações semelhantes.

Agora, Rebecca trabalha em  uma história em quadrinhos inspirada no período em que esteve presa, baseada nos esboços e retratos que fez de outras detidas durante sua permanência no centro de imigração.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.