Campanha incentiva destinação do Imposto de Renda para projetos sociais em Novo Hamburgo; veja vídeo

Na manhã de terça-feira (8), a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo (ACI-NH/CB/EV/DI) foi palco de um evento, organizado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA). Com o tema “Tá na tua mão e não na do leão”, a iniciativa busca mobilizar a sociedade para destinar parte do Imposto de Renda (IR) a projetos que atendem crianças, adolescentes e idosos na cidade.

Encontro na ACI buscou conscientizar sobre importância de se estimular destinação de parte do IR a entidades | abc+



Encontro na ACI buscou conscientizar sobre importância de se estimular destinação de parte do IR a entidades

Foto: Susi Mello/GES-Especial

Durante o evento, o relato de um jovem de 15 anos destacou como esses recursos podem transformar vidas. “Muitas crianças e adolescentes acabam se desviando e parandos em ambientes que não são saudáveis como a questão da criminalidade e o uso de drogas. Quando há esse investimento em projetos se consegue fazer com que essas crianças e adolescentes vivam de uma maneira segura e bem. Acredito que essa destinação precisa acontecer para que mais pessoas boas consigam avançar na sociedade e consigam ajudar”, afirmou Gustavo Viana da Silva, um jovem aprendiz que é conselheiro do CMDCA e secretário do conselho.

O presidente do CMDCA, Carlos Luiz Spengler, enfatizou a importância de compartilhar essa mensagem nas redes sociais. “Para 2025, temos a capacidade de reter R$ 17 milhões em Novo Hamburgo, contribuindo para a economia local. No entanto, atualmente, menos de 10% desse valor permanece em projetos sociais da cidade”, sublinhou. Conforme Spengler, os fundos destinam-se a 29 entidades do CMDCA e duas do Conselho do Idoso, todas cadastradas no site da Prefeitura.

Papel de entidades e setor empresarial

Instituições presentes manifestaram o compromisso em apoiar a campanha. Leny Camargo Fisch, presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMDCI), reforçou a importância de a comunidade se engajar, incentivando entidades a se inscreverem e participarem ativamente da destinação.

Fauston Gustavo Saraiva, diretor da ACI, declarou que a entidade contribui para causas sociais. “Estamos sempre à inteira disposição de vocês para recebê-los, ajudar no que for possível. Os nossos presidentes, os nossos vice-presidentes, são pessoas que também estão engajadas. E sempre que pudermos, vamos contribuir, desde ceder aqui o espaço para vocês até ajudar na execução de ações, que possamos promover o desenvolvimento social, que é tão importante quanto nosso desenvolvimento econômico”, complementou.

A necessidade de unir esforços foi um ponto enfatizado por José Flávio Fischer, presidente da Fundação Semear. “Nenhum governo resolverá todos os problemas sociais. Se a comunidade e os empresários não se envolverem, pouco acontecerá. Cada um aqui deve se comprometer a convencer pelo menos mais um a realizar a destinação”, alertou.

“Quando a gente lida contando centavos nas entidades, 10 reais, 100 reais, a gente vê pela contribuição, no caso da Semear, que uma contribuição, mesmo menos de 100 reais, ajuda a garantir a manutenção de uma criança no nosso projeto na Vila Redentora. É loucura pensar que tanto dinheiro que poderia ficar aqui na região não fica por falta de conscientização. Vamos fazer um esforço a partir de hoje de convencer outros hamburguenses, outros empresários, outras pessoas que têm imposto a pagar”, acrescentou Fischer.

YouTube Video

Orientações

Adauto Miguel Fröhlich, da Acessus Contabilidade, apresentou metodologias para a destinação do Imposto de Renda. Ele explicou que declarar pelo modelo completo permite a destinação sem tirar dinheiro do bolso do contribuinte. “Entregue a declaração completa e faça a destinação. É simples, mas preste atenção ao prazo de pagamento, pois pagamentos após a data limite podem ser perdidos”, alertou.

Representantes do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Janaina Feitas dos Santos Riegel e Daniel Antônio de Campos e a Pâmela de Campos, da Campal Serviços Contábeis, destacaram a importância de fomentar essa prática na população.

Janaína ressaltou que o Rio Grande do Sul conquistou em 2024 um aumento na destinação graças a outros estados que se mobilizaram na enchente. Pâmela frisou que é uma grande entusiasta do assunto. “Ficamos repetindo para as mesmas pessoas sobre o assunto, mas vi que isso faz diferença. Quanto mais falarmos sobre o assunto, mais as pessoas farão a destinação”, acrescenta.

Exemplos

Empresas como Killing e Carburgo demonstraram seu comprometimento com a causa. Reni Lúcia Finger, da Killing, enfatizou que a missão da empresa é impactar socialmente. “Estamos sempre à procura de oportunidades para destinação do imposto de renda, focando em projetos culturais, esportivos e na inclusão social”, afirmou. Da mesma forma, Luciane Wendling e Tatiana Torrino, da Carburgo, destacaram seu apoio a projetos educacionais para crianças, ressaltando a importância de fazer a diferença na vida das pessoas.

Como destinar o Imposto de Renda

No site da Prefeitura há informações sobre os procedimentos a serem realizados para destinação. Verifique:

  • Antes de enviar sua declaração no modelo completo à Receita Federal, acesse no formulário ‘Doações diretamente na Declaração’; selecione a aba ‘Estatuto da Pessoa Idosa’ ou ‘Criança e Adolescente’; selecione o tipo de fundo (Municipal) e cidade (no caso Novo Hamburgo). O sistema mostrará o CNPJ do Fundo e calcula o valor que você pode destinar e, ao fina, emita o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), imprima e pague até o último dia de entrega da Declaração.
  • A DARF é o recibo, mas se quiser destinar o valor para alguma entidade é importante informar ao CMDCA ou CMDCI, por e-mail, o pagamento da DARF e o nome da Organização da Sociedade Civil (OSC).
  • Depósito diretamente na conta bancária do fundo (destinação durante o ano fiscal): Caso queira depositar diretamente nas contas bancárias dos Fundos e declarar no ano seguinte, basta calcular o valor na página ‘resumo’ da sua última Declaração do Imposto de Renda. Verifique qual o valor do imposto devido (não o imposto a pagar). Sendo Pessoa Física, calcule 6% deste valor, e Pessoa Jurídica, 1%. Faça o depósito, transferência ou PIX do valor até o último dia útil bancário para o Fundo que deseja beneficiar:
  • As contas correntes: 31043-3 / Agência: 314-X / Titular: Fundo Municipal da Criança e do Adolescente / CNPJ/PIX: 18.911.844/0001-50 e 34382-X / Agência: 314-X / Titular: Fundo Municipal do Idoso de Novo Hamburgo / CNPJ/PIX: 22.577.689/0001-54
  • Envie por e-mail o comprovante do depósito, transferência ou PIX, mais CPF ou CNPJ ao Conselho Municipal vinculado ao Fundo que recebeu o valor (contato abaixo) e solicite o recibo correspondente a sua destinação. Caso queira, pode informar a qual entidade o valor deve ser aplicado. Este passo é muito importante, pois o Conselho precisa informar à Receita Federal que você fez a destinação.

No ano seguinte, na declaração, é fundamental informar o valor destinado ao Funcriança e ao Fundo do Idoso.

Se você tem imposto a restituir, o valor destinado será somado à sua restituição. Se tiver imposto a pagar, o valor será abatido do saldo devedor – sem custo extra para você.

Contatos

CMDCA:
E-mail: [email protected]
Telefone: (51) 3527-1887
Endereço: Rua David Canabarro, nº 20 / 5º andar – Centro.

CMDCI
E-mail: [email protected]
Telefone: (51) 3527-1887
Endereço: Rua David Canabarro, nº 20 / 5º andar – Centro.

Entidades aptas a receberem a destinação de parte do imposto

CMDCI: Instituição de Amparo e Assistência ao Idoso – Lar São Vicente de Paula e Liga Feminina de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo – LFCC-NH

CMDCA: Associação do Bem Estar da Criança e do Adolescente – ASBEM, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Fundação Cidade do Menor São João Bosco, Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial – ABEFI, Fundação Semear,
Associação dos Deficientes Visuais de Novo Hamburgo – ADEVIS, Associação de Evangélica de Ação Social – AEVAS, Associação de Ensino Pró-Superior – ASPEUR/FEEVALE, Associação dos Familiares e Amigos do Down Vinte e Um – AFAD 21, Associação de Assistência em Oncopediatria – AMO Criança, Instituição Evangélica de Novo Hamburgo – IENH, Horta Comunitária Joanna de Ângelis, Associação dos Lesados Medulares do Rio Grande do Sul – LEME, União Jovem do Rincão – UJR, Centro de Integração Empresa Escola – CIEE, ACSC – Associação Congregação de Santa Catarina – Centro Social Madre Regina, Fazenda do Senhor Jesus – Raio de Esperança, Mitra da Diocese de Novo Hamburgo, Liga Hamburguense de Handebol, Ministério Internacional e Interdenominacional – JUAD, Associação Cristã Lar Colmeia, Cooperativa de Trabalho Educacional – COOPEEB, Instituto Renascer, Associação PAJOVA de Judô, Renapsi – Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração, Associação Espírita Lar Maria de Lourdes, Associação de Pais e Amigos do Autista de Novo Hamburgo – AMA,• Associação de Voleibol Saque do Bem e Instituto Arlindo Ruggeri.
Fonte: Prefeitura

Adicionar aos favoritos o Link permanente.