Celular Seguro já notificou mais de 1 mil aparelhos com restrição

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) notificou 1.118 celulares com restrição por meio do programa Celular Seguro. A nova modalidade do aplicativo começou a funcionar na segunda-feira (8/4) e envia um alerta de bloqueio para aparelhos roubados, furtados ou perdidos.

Segundo a pasta de Ricardo Lewandowski, foram cadastrados no programa Celular Seguro 2.214.975 telefones. Além disso, foram emitidos 123.887 alertas de bloqueios, sendo 57.090 por roubo; 40.473 por furto; e 24.942 por perda, desde dezembro de 2023.

O programa do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visa combater o roubo e o furto de celulares. A medida aciona o bloqueio do próprio aparelho, dos aplicativos bancários e de eventuais acessos no dispositivo móvel.

Agora, depois de receber a notificação, que vai informar a existência do alerta de bloqueio, o indivíduo deverá acessar o site disponibilizado pelo governo para seguir as orientações necessárias, aqui.

Na sequência, o cidadão deverá comparecer a uma delegacia da Polícia Civil para regularizar a situação do aparelho.

“O objetivo central desse novo programa é restituir o celular roubado ou furtado à vítima e, ao mesmo tempo, descobrir e combater os criminosos que comercializam, que vendem esse celular, na grande maioria das vezes, fazendo uma nova vítima, que é a pessoa que comprou o celular de boa-fé”, explica o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.