Com a influência de uma área de baixa pressão, saiba como será a quarta-feira no RS

A instabilidade predomina no Rio Grande do Sul desde a última segunda-feira (7), quando uma área de baixa pressão avançou do nordeste da Argentina para o Rio Grande do Sul, com altos volumes de chuva e rajadas de vento forte no território gaúcho. Esse sistema ainda oferece riscos ao Estado e também para Santa Catarina, conforme a MetSul Meteorologia. 

Com a influência de uma área de baixa pressão, saiba como será a quarta-feira no RS | abc+



Com a influência de uma área de baixa pressão, saiba como será a quarta-feira no RS

Foto: Reprodução/MetSul

Conforme o prognóstico da empresa especializada em meteorologia, ainda sob influência desta área de baixa pressão, a previsão é de nebulosidade variável com momentos de nublado a encoberto com períodos de melhoria em aberturas de sol não são descartadas. Contudo, há chance de chuva e garoa, especialmente nas metades Sul e Leste do Estado. 

Leia mais: CONCURSO PÚBLICO: Comur abre inscrições para 12 cargos com salários de até R$ 4,3 mil

De acordo a MetSul, a circulação semi-estacionária em baixos e médios níveis da atmosfera encontra-se entre o Uruguai e o território gaúcho. Essa circulação mantém a instabilidade nesta quarta-feira (9) e ainda na quinta-feira (10) no Sul e no Leste, com maiores volumes previstos entre a faixa costeira, onde os acumulados podem ser excessivos. 

“Os volumes serão altos a muito altos principalmente no Sul do estado, na área da Lagoa Mirim e seu entorno, assim como na faixa costeira do Rio Grande do Sul. Aos volumes de chuva de 70 mm a 100 mm já registrados no litoral gaúcho podem se somar mais 100 mm a 150 mm em alguns pontos entre esta quarta e a quinta-feira”, alerta a MetSul. 

Veja também: Aprovado projeto de ressarcimento do IPVA em caso de perda total por desastre natural

Se confirmado esse cenário, poderá haver alagamentos em muitas praias Sul e do Norte do litoral gaúcha, com risco ainda de inundações, especialmente em áreas rurais e perto de lagoas, como a Mirim. 

“Nas demais regiões do estado, embora ainda possa ocorrer chuva e garoa localizada e passageira, a tendência é de diminuição da instabilidade e em vários pontos deverá parar de chover, sobretudo entre o Oeste e o Noroeste do Estado”, diz a MetSul. 

Ventos fortes 

Além do risco de chuva excessiva e que podem gerar transtornos, a área de baixa pressão também traz a possibilidade de vento com rajadas fortes. Conforme a MetSul, a ventania deve ocorrer no Sul do Estado, no entorno da Lagoa Mirim e perto da reserva ecológica do Taim, assim como na Lagoa dos Patos e na faixa costeira, de Tramandaí para o Sul até o Chuí.

“As rajadas mais fortes, entretanto, devem seguir ocorrendo no Litoral Sul, de Mostardas ao Chuí, com possibilidade de quedas de árvores, postes e interrupções localizadas do serviço de energia elétrica”, observa a MetSul. 

Na maior parte do Rio Grande do Sul se projeta vento predominantemente fraco a moderado, mas no Sul e no Leste gaúcho podem ocorrer rajadas de 60 km/h a 80 km/h, não se descartando velocidades superiores em setores localizados.

O que esperar na região

Também sob influência da circulação da área de baixa pressão, a previsão para a região nesta quarta-feira é de nebulosidade, porém com a possibilidade de melhoria com abertura de sol em alguns momentos. 

Porém, segundo a MetSul, há chance de chuva e garoa de forma passageira e localizada. A temperatura deve ser agradável, sobretudo na Grande Porto Alegre. 

Nos vales do Sinos, Caí e Paranhana as marcas oscilam entre 17ºC e 26ºC e na Grande POA varia de 18ºC a 25ºC. Já na Serra, os termômetros terão registros entre 13ºC e 21ºC, enquanto no litoral norte fica de 18ºC a 24ºC. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.