Como fazer o chá de ora-pro-nóbis? Aprenda receita cheia de benefícios

A ora-pro-nóbis (OPN) é considerada uma planta valiosa para a alimentação. Ela pode ser consumida crua, refogada, em forma de farinha ou chá — uma opção rápida e que oferece diversos benefícios para a saúde.

As folhas contêm uma variedade significativa de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, como proteínas, fibras, vitaminas A, C e do complexo B e minerais como cálcio, ferro e fósforo.

Como fazer o chá de ora-pro-nóbis

O chá de ora-pro-nóbis tem sabor neutro. O preparo pode ficar mais saboroso com a adição de ingredientes como o limão, algumas folhas de hortelã ou gengibre. Confira a receita:

Ingredientes:

  • 5 folhas de ora-pro-nóbis;
  • Uma colher de hortelã picada;
  • Meio limão espremido;
  • 300 ml de água.

Modo de preparo:
Ferva a água com as folhas de ora-pro-nóbis por cerca de cinco minutos. Desligue o fogo, adicione hortelã e limão e deixe a infusão repousar por 10 minutos. A bebida pode ser adoçada com uma pequena quantidade de mel ou açúcar de coco.

“Para quem vai fazer o chá, recomendo que sejam ingeridas duas xícaras por dia da bebida, que deve ter sido preparada com cinco folhas para cada 300 ml de água ou cerca de duas colheres de chá para quem usa as folhas secas e desidratadas”, indica a nutricionista Anna Paula Abreu, do Hospital DF Star.

Benefícios da ora-pro-nóbis

O consumo regular dessa planta alimentícia não convencional (Panc) pode oferecer diversos benefícios para a saúde. Os nutrientes presentes nas folhas contribuem com o fortalecimento do sistema imunológico, melhoram a saúde óssea, ajudam na prevenção da diabetes e diminuição do colesterol e melhoram o funcionamento do intestino, por exemplo.

Além disso, a planta é conhecida por acelerar o metabolismo, auxiliar na perda de peso, ajudar na prevenção de anemia e evitar o envelhecimento precoce das células.

“A ora-pro-nóbis é um alimento pobre em calorias e, por isso, constitui uma boa opção de hortaliça para incluir em dietas de perda de peso”, afirmou a endocrinologista Carolina Mantelli, que atende em São Paulo, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.