DINHEIRO ESQUECIDO: Herdeiros podem sacar valores do fundo PIS/Pasep; saiba como consultar

Desde o último dia 28 de março, os cidadãos que têm direito podem sacar o valores esquecidos do antigo fundo do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Têm direito ao saque, os trabalhadores que tiveram carteira assinada entre 1971 e 1988. O dinheiro também pode ser resgatado por seus herdeiros, caso o titular seja falecido.

DINHEIRO ESQUECIDO: Herdeiros podem sacar valores do fundo PIS/Pasep; saiba como consultar | abc+



DINHEIRO ESQUECIDO: Herdeiros podem sacar valores do fundo PIS/Pasep; saiba como consultar

Foto: Divulgação

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DE NOVO HAMBURGO NO WHATSAPP

De acordo com estimativas do Ministério da Fazenda, cada trabalhador receberá, em média, R$ 2,8 mil. A solicitação para saque das cotas deve ser feita pelo aplicativo FGTS.

Como saber se você tem direito ao dinheiro esquecido do fundo PIS/Pasep?

A consulta é feita através da plataforma Repis Cidadão. Clique aqui e acesse!

Confira o passo-a-passo:

  • Depois de acessar o site, aperte o botão entrar com gov.br;
  • Em seguida, digite o CPF e a senha do govbr;
  • Depois é preciso digitar o NIS, o número de identificação social. Esse número está na carteira de trabalho e pode ser encontrado também no extrato do FGTS, no Cartão Cidadão, no portal Caixa Trabalhador e no CadÚnico;
  • Então, é só clicar em pesquisar. Se você tiver direito ao dinheiro, o app orienta quanto as próximas etapas.

O que é o fundo Pis/Paseb

Criado para complementar a renda dos trabalhadores com carteira assinada entre 1971 e 1988, o antigo Fundo PIS/Pasep não tem relação com o abono salarial do PIS/Pasep, instituído pela Constituição atual e pago todos os anos pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil.
Semelhante ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o dinheiro do antigo Fundo PIS/Pasep só podia ser sacado em situações especiais, como aposentadoria ou doença. No entanto, uma vez por ano, o trabalhador recebia os juros e a correção das cotas do fundo.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.