Governo Federal anuncia ações de apoio a São José dos Campos e Jacareí no combate à dengue


Série de ações foi anunciada pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (8) e considera municípios prioritários em todo o país. Governo Federal anuncia ofensiva contra a dengue em São José e Jacareí
Banco de imagens
O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (8), uma série de ações de enfrentamento à dengue para reduzir casos graves e mortes pela doença em apoio a municípios mais críticos. Na lista das 80 cidades prioritárias estão as cidades de São José dos Campos e Jacareí.
Segundo o Ministério da Saúde, os critérios para fazer parte desta lista considera municípios com alta transmissão da doença ou número de casos em ascensão e com mais de 100 mil habitantes.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Neste primeiro momento, a Força Nacional do SUS deve atender às 80 cidades prioritárias com até 150 centros de hidratação de até 100 leitos cada.
Ainda segundo o governo federal, as cidades da região vão receber apoio do Ministério da Saúde para elaborar estratégia de expansão da cobertura vacinal, com ações de busca ativa de não vacinados, monitoramento dos estoques, entre outros.
Os agentes de saúde terão um novo guia com orientações para buscar as pessoas com sintomas e que não se vacinaram.
Além disso, o Ministério da Saúde deve distribuir 1,2 mil equipamentos de UBV portáteis, para bloqueio de surtos e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Para ajudar as cidades, o Ministério da Saúde também anunciou a criação de um comitê de mobilização contra a dengue.
Situação da dengue
De acordo com o painel epidemiológico do Estado de São Paulo, São José dos Campos já confirmou 1.591 casos da doença neste ano. Nenhuma morte foi confirmada na cidade até o momento.
Já em Jacareí, o mesmo painel apontou que 1.616 casos da doença já foram confirmados até o momento, sendo que o município já contabilizou cinco mortes.
Prefeitura de São José intensifica ações de combate à dengue
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.