Joint venture Latam e Delta iniciada em 2022 consolida avanços

unnamed 5 Joint venture Latam e Delta iniciada em 2022 consolida avanços

Executivos Latam e Delta reunidos no evento em São Paulo (Divulgação/Latam)

A Latam Airlines e a Delta Air Lines realizaram na última semana em São Paulo a segunda edição brasileira do seu Joint Venture Leadership Team Meeting. O encontro reuniu mais de 30 líderes sêniores das companhias para tratar dos avanços da sua joint venture, iniciada em outubro de 2022.

Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil, reforçou a importância do encontro: “Celebramos neste evento os resultados alcançados em dois anos de parceria entre a Latam e a Delta Air Lines. Desde 2022, crescemos mais de 100% no volume de passageiros transportados entre o Brasil e os Estados Unidos. Além disso, inauguramos novas rotas e ampliamos frequências, reforçando a conectividade nos mais de 300 destinos entre as Américas”.

Por sua vez Alex Antilla, vice-presidente da Delta para a América Latina, enfatizou que os resultados expressivos da operação conjunta entre Delta e Latam em apenas dois anos comprovam a potência da parceria, que é inigualável em conectividade, complementaridade e oferta para voos entre as Américas do Norte e do Sul. “A Delta e a Latam são fortes juntas porque, individualmente, estão em ótimos momentos, com foco estratégico para ampliar suas redes, apostando em tecnologia em todos os pontos da jornada do cliente e trabalhando incessantemente para transformar a experiência de viagem em um momento único e personalizado para os passageiros”disse ele. “Além de discutirmos como estamos e os próximos passos que seguiremos tendo em vista os mercados em que operamos, encontros como o JVLT promovem uma grande conexão com as equipes e com a cultura da Latam, o que facilita muito nosso entendimento e é algo que a Delta, como uma companhia aérea global, preza muito”, complementou Antilla.

Joint venture Latam-Delta – O acordo estratégico entre o grupo Latam e a Delta Air Lines tem resultado em uma melhor conectividade, unindo os mais de 120 destinos sul-americanos atendidos pelo grupo Latam aos mais de 200 destinos norte-americanos atendidos pela Delta. A partir da implementação de sua joint venture, em outubro de 2022, o número de passageiros transportados nos voos Brasil-EUA passou de 797 mil (em 2022) para 2 milhões (em 2024), um crescimento de mais de 100%, segundo os dados da Anac. Esses passageiros viajaram nos mais de 11 mil voos operados de forma combinada nos dois anos de JV, o que consolida a rede Latam-Delta como a parceria de JV número 1 conectando as Américas do Sul e do Norte.

No decorrer desse período, as empresas aéreas lançaram conjuntamente os voos regulares Rio de Janeiro-Atlanta (operado pela Delta) e São Paulo-Los Angeles (operado pela Latam), além da segunda frequência diária São Paulo-Atlanta e a rota sazonal entre Rio de Janeiro e Nova York-JFK, ambas da Delta.

Além de oferecer uma rede ampla ao passageiro, Delta e Latam também foram eficientes na operação de seus voos. As companhias figuram respectivamente em terceiro e quarto lugar em 2024 no ranking On-Time Performance (OTP) Review 2024 da consultoria Cirium, que aponta as companhias aéreas mais pontuais do mundo. O resultado oficial pode ser consultado aqui.

Os clientes dos programas de fidelidade Latam Pass e Delta SkyMiles podem acumular e resgatar pontos/milhas e usufruir de benefícios Elite recíprocos ao voar com a outra companhia aérea. Dependendo da categoria de membro do programa de passageiro frequente, os benefícios incluem:

  • Isenção da tarifa de seleção de assento nos voos da Latam
  • Embarque prioritário
  • Assentos preferenciais
  • Check-in prioritário
  • Franquia adicional de bagagem
  • Gestão de bagagem prioritária
  • Verificação de segurança prioritária por meio do TSA

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.