Microsoft demite funcionárias por protestarem nos 50 anos da empresa

A Microsoft demitiu duas funcionárias que protestaram durante um evento comemorativo aos 50 anos da gigante de tecnologia dos Estados Unidos. A celebração aconteceu na última sexta-feira (4/4).

Segundo informações da Bloomberg, as funcionárias demitidas são Ibtihal Aboussad e Vaniya Agrawal.

Aboussad teria interrompido o discurso de um dos chefes do departamento de inteligência artificial (IA) para defender que a Microsoft deixasse de ter o governo de Israel como um de seus clientes.

Agrawal, por sua vez, teria interrompido uma sessão de perguntas e respostas com o CEO da Microsoft, Satya Nadella, e seus dois antecessores no cargo, Bill Gates e Steve Ballmer, também para protestar contra o governo israelense.

As duas funcionárias foram retiradas do local do evento, um dos campos esportivos da sede da Microsoft, em Redmond, no estado de Washington (EUA).

De acordo com um e-mail da Microsoft obtido pela Bloomberg, o contrato de Aboussad foi encerrado por causa de “atos de má conduta”. Agrawal pediu demissão na última segunda-feira (7/4).

Oficialmente, a empresa não comentou o episódio.

Ambas as funcionárias atuavam como engenheiras de software. Elas seriam integrantes de um grupo denominado “No Azure for Apartheid”, que vem organizando uma série de protestos contra as vendas da Microsoft para o exército de Israel.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.