Oposição tenta aprovar projeto que desarma a segurança de Lula e dos ministros

Parlamentares da oposição bolsonarista tentam emplacar na Câmara dos Deputados um projeto de lei que proíbe o uso de armas de fogo pelos agentes de segurança pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de todos os ministros de Estado. O texto será analisado nesta terça-feira (8) pela Comissão de Segurança Pública, presidida pelo deputado e delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), autor do projeto.

Segundo a proposta, “fica vedado o uso de armas de fogo pelos agentes integrantes da segurança pessoal do Presidente da República e de seus Ministros de Estado, ainda que em atividades que envolvam a segurança imediata de tais dignatários”.

Leia também

‘Falou verdades’, diz Bolsonaro ao comentar fala de Malafaia sobre ‘generais frouxos’

Líder evangélico afirmou que os generais seriam “uma cambada de frouxos”

Ninguém consegue governar país com bravata e mentira, diz Lula

“Ninguém pode ser pego todo dia de surpresa com alguma novidade que acontece em algum lugar desse país”, disse

Apesar de ser um dos principais defensores da política armamentista durante o governo Bolsonaro, Bilynskyj justifica o projeto com o argumento de que a medida seria “coerente com a visão do atual governo”, que promove uma cultura de paz e defende a redução da violência por meios não violentos.

“Essa proibição é uma medida coerente com a visão do atual governo de promover uma cultura de paz, reduzir a violência e buscar soluções não violentas para os desafios da segurança”, diz o texto de justificativa.

O projeto é relatado pelo também bolsonarista Gilvan da Federal (PL-ES), outro aliado do ex-presidente e crítico contumaz das políticas de desarmamento promovidas pelas gestões petistas.

Se for aprovado pela Comissão de Segurança Pública, o projeto ainda terá que passar por outras duas comissões temáticas antes de seguir para o Senado — a não ser que haja recurso para votação em plenário.

Nos bastidores da Câmara, a proposta é vista como simbólica e com baixa viabilidade, mas serve como instrumento de pressão política e crítica ideológica ao governo Lula, especialmente em temas sensíveis como segurança e armamento.

The post Oposição tenta aprovar projeto que desarma a segurança de Lula e dos ministros appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.