Quase um ano depois da enchente, Adevic reinaugura sede nesta terça-feira

Após quase um ano fechada em razão da enchente, a Associação dos Deficientes Visuais de Canoas (Adevic) reabre as suas portas para a comunidade nesta terça-feira (8), Dia Nacional do Braille. Localizada no bairro Mathias Velho, a entidade que atende cerca de 300 pessoas chegou a ter 3 metros de água e passou por reformas nos últimos meses. Uma solenidade com o público beneficiário, parceiros e autoridades marcaram a retomada das atividades. 

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Adevic reinaugura sede nesta terça-feira (8)



Adevic reinaugura sede nesta terça-feira (8)

Foto: Paulo Pires/GES

Para o presidente da Adevic, Ênio José da Silva, o momento é de emoção, de comemoração e de agradecimento a todos que ajudaram. “Ainda estamos com a reconstrução em andamento, mas precisávamos dar uma satisfação para as pessoas que nos estenderam a mão que percebam que o trabalho continua e nós vamos deixar a Adevic melhor que estava”, declara. 

A entidade precisou fazer reformas nas salas de atendimento, música, laboratório de informática, cozinha, refeitório, recepção e área administrativa. Além disso, foi necessária a aquisição de equipamentos, como computadores e impressoras, que permitem o atendimento especializado que faz da associação uma referência na Região Metropolitana. 

Os recursos foram obtidos através do programa Reerguer Canoas 60+, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). A ajuda também veio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Fundação Dorina Nowill para Cegos e do Instituto Elisabetha Randon. Os valores foram destinados por meio de projetos e editais. 

Ampliação

E o atendimento deve aumentar. Na solenidade, foi assinado o termo de liberação da obra de ampliação da Adevic. Segundo o sócio-fundador da associação, Eri Domingos da Silva, o espaço será destinado para o gabinete oftalmológico e atendimentos de saúde. 

“Temos um banco de olhos que funciona parcialmente em Pelotas e aqui nós teremos um gabinete oftalmológico para fazer não só a consulta, mas também a estimulação, cedência de recursos ópticos. Isso está tudo previsto no projeto. Além da prevenção, que é tão importante”, ressalta. 

A previsão é também de atender as crianças e adolescentes encaminhados pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e de buscar por pessoas que precisam da assistência. Atualmente, a entidade atende cerca de 300 pessoas. 

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Dia de comemoração

A cerimônia de reabertura foi conduzida por Artur Demari e contou com a presença do prefeito em exercício Rodrigo Busato; da secretária de Educação, Beth Colombo; do secretário de Assistência Social, Márcio Freitas; presidente da Fundação Dorina Nowill para Cegos, Eduardo de Oliveira; e o presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Lucinei Hanauer.

Para Busato, todo o auxílio prestado pelo poder público, organizações e voluntários ajuda a construir uma relação de confiança para a continuidade dos trabalhos. “Nós sabemos que as dificuldades e os desafios não se encerram hoje. É um dia de comemoração e de festa e que sirva para dar mais energia e coloco aqui [à disposição] o gabinete do prefeito, do meu gabinete e dos secretários”, afirma. 

Sobre a Adevic

Localizada na Rua Maceió, 17, no bairro Mathias Velho, a associação é a única organização da Região Metropolitana na área da deficiência visual que oferece atendimentos especializados para esse público, beneficiando cerca de 300 pessoas.

São oferecidos serviços especializados para crianças, jovens, adultos e pessoas idosas em diversas áreas, como reabilitação, orientação, mobilidade, estimulação precoce e aprendizagens múltiplas, terapia ocupacional, fisioterapia, música, alfabetização em Braille, atividades recreativas, pedagógicas e de socialização, entre outras.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.