Quem é Carlo Acutis, o santo millennial, que tem parte do corpo em SP

São Paulo — Carlo Acutis foi um adolescente italiano nascido em 3 de maio de 1991 em Londres, na Inglaterra.

Admirador de tecnologia, ele usou seus conhecimentos em programação para criar um site que catalogava milagres ao redor do mundo. O objetivo era compartilhar a beleza da presença de Jesus na Eucaristia com o maior número de pessoas possível. Por isso, ele ficou conhecido como o “padroeiro da internet”.

6 imagens

A Paróquia Universitária Beato Carlo Acutis fica em São Paulo

Missa na Paróquia Universitária Beato Carlo Acutis
O Padroeiro da Internet será canonizado em abril de 2025
Estátua no orfanato Oasis de la Piedad, a primeira de Carlo Acutis abençoada pelo Papa
Preservado, o corpo de Carlo Acutis está exposto no Santuário do Despojamento, na Igreja Santa Maria Maggiore, localizada na cidade de Assis, na Itália
1 de 6

Milagre no Brasil foi atribuído a Carlo Acutis

Site Carlo Acutis/Reprodução

2 de 6

A Paróquia Universitária Beato Carlo Acutis fica em São Paulo

Paróquia Universitária Beato Carlo Acutis/Reprodução

3 de 6

Missa na Paróquia Universitária Beato Carlo Acutis

Paróquia Universitária Beato Carlo Acutis/YouTube/Reprodução

4 de 6

O Padroeiro da Internet será canonizado em abril de 2025

Site Carlo Acutis/Reprodução

5 de 6

Estátua no orfanato Oasis de la Piedad, a primeira de Carlo Acutis abençoada pelo Papa

L’Osservatore Romano/Reprodução

6 de 6

Preservado, o corpo de Carlo Acutis está exposto no Santuário do Despojamento, na Igreja Santa Maria Maggiore, localizada na cidade de Assis, na Itália

Diocesi di Assisi-Nocera Umbra-Gualdo Tadino/Reprodução

Aos 15 anos, Carlo foi diagnosticado com leucemia e faleceu em 12 de outubro de 2006, dia da Nossa Senhora Aparecida, considerada pela igreja católica a padroeira do Brasil.


Os milagres de Carlo Acutis

  • Acutis foi beatificado em 2020 pelo Vaticano após seu primeiro milagre ter sido reconhecido pela Igreja.
  • Na ocasião, ele curou uma criança brasileira que tocou em uma relíquia sua em 12 de outubro de 2010 em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
  • O padre Marcelo Tenório, da Paróquia São Sebastião, em Campo Grande, passou a realizar a missa anual de Nossa Senhora Aparecida sempre com a exposição de uma roupa que teria sangue do beato italiano após a morte dele.
  • Em uma dessas missas, no ano de 2010, um avô desesperado com o diagnóstico do neto doente o levou até a paróquia.
  • Segundo a família, o garoto foi curado após tocar a vestimenta.
  • O segundo milagre atribuído ao beato Carlo Acutis é relacionado a cura de uma jovem da Costa Rica após um acidente de bicicleta em 2022.
  • Segundo o Vatican News, a costarriquenha Valeria estava internada com poucas chances de sobrevivência e foi curada dias após sua mãe rezar em sua tomba em Assis, na Itália.

Carlo Acutis foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020. Seu corpo está exposto no Santuário do Despojamento em Assis, no centro da Itália.

Parte do corpo em igreja paulista

A primeira igreja universitária do mundo dedicada ao beato Carlo Acutis fica dentro do Centro Católico Ítalo Brasileiro, em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo. A igreja tem autorização da família do britânico, que tem um milagre atribuído a ele no Brasil.

O jovem será canonizado neste mês, conforme anunciou o papa Francisco em novembro do ano passado. Trata-se do primeiro santo da geração millennial na história.

A Paróquia Universitária Carlo Acutis, anteriormente, era dedicada a São Francisco de Assis. Em 2020, quando o jovem inglês foi beatificado, a capela mudou de nome. Com celebração de missa diária, o templo tem apenas 12 lugares.

O local abriga, dentro de um relicário, uma parte do corpo de Acutis. A relíquia foi doada por Antonia Salzano, mãe do futuro santo, diretamente da Itália.

Relíquia em Ribeirão Preto

A Arquidiocese de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, vai receber, a partir desta quinta-feira (8/4) uma relíquia ex corpore de Carlo Acutis, que ficou conhecido como o padroeiro da internet. A igreja planejou uma programação (confira abaixo) que vai até quinta-feira (10/4) em homenagem ao beato.

A relíquia de primeiro grau está prevista para chegar no Aeroporto Leite Lopes às 18h. Em seguida, haverá uma carreata até a Paróquia Santa Ângela. Ás 19h30, será rezada uma missa presidida pelo Padre Fábio Vieira, custódio da relíquia, e, até às 22h, será possível venerar o item.

A quarta-feira (9/4) será marcada por orações em homenagem à Carlo Acutis. E, no último dia de evento, a relíquia será levada aos seminaristas no Cearp, à Comunidade Divina Misericórdia e à área de oncologia do HC Criança. A missa de despedida acontece às 18h30 na Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto.

Colégios Católicos, Setor Juventude, Movimentos, Associação Privada Internacional de Fiéis (Comunidade Shalom e Comunidade Missionária Divina Misericórdia), Centro Arquidiocesano de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (Cearp), Hospital (HC Criança) e a Catedral Metropolitana de São Sebastião fazem parte da programação do evento. O Padre Francisco Fábio da Costa Vieira, diretor espiritual do movimento DCA (Devotos de Carlo Acutis) no Brasil, acompanhará a visita.


Confira a programação completa:

8 de abril

  • 18h: chegada; recepção no Aeroporto Leite Lopes e carreata até a Paróquia Santa Ângela;
  • 19h30: missa na Paróquia Santa Ângela, presidida pelo Padre Fábio Vieira;
  • Momento de veneração à relíquia até às 22h.

9 de abril

  • 7h: santa missa na Paróquia Santa Ângela, presidida pelo arcebispo Dom Moacir Silva;
  • 10h: visita ao Colégio Auxiliadora;
  • 14h vigília eucarística com a presença da relíquia, na Paróquia Santa Ângela;
  • 15h: terço da misericórdia conduzido por Thiago Dutra (Exército da Rainha);
  • 17h: vigília conduzida pela Comunidade Chalom;
  • 18h30: terço das mães que oram pelos filhos;
  • 19h30: santa missa na Paróquia Santa Ângela, presidida pelo padre Fabio Vieira e bênção com a relíquia do beato Carlo Acutis;
  • após a missa, noite de louvor com o Setor Juventude da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

10 de abril

  • 8h30: encontro da relíquia com os seminaristas no Cearp;
  • 9h30: ida a Batatais (SP) para visitar a Comunidade Divina Misericórdia (diácono Francisco);
  • 14h: visita ao HC Criança (quarto andar – oncologia);
  • 18h30: missa na Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto e despedida.

Devoto de Virgem Maria

Segundo a mãe de Carlo, Antonia Acutis, o beato se tornou devoto da Virgem Maria quando ainda era criança, e não pedia uma missa.

“Desde pequeno, sobretudo depois da primeira comunhão, [ele] nunca faltou ao encontro diário com a Santa Missa e o Rosário, seguidos de um momento de adoração eucarística”, disse Antonia a uma agência de notícias europeia.

A mãe do beato revelou que mesmo no leito de morte a fé e generosidade de Carlo não deixaram de acompanhar o jovem.

“Durante sua agonia, que durou cinco ou seis dias, os médicos lhe perguntavam: ‘Você está sofrendo?’. Ele disse: ‘Tem gente sofrendo muito mais do que eu’, mesmo ele enfrentando uma dor terrível”.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.