Reajuste passa a valer e conta de luz fica mais cara em todo MS; saiba quanto


O reajuste teve como base a inflação acumulada, divulgada pelo Banco Central do Brasil, que foi de 8,46%. Porém, na energia, a nova tarifa terá uma média de 1,33% a mais. Reajuste da energia elétrica.
Divulgação
A partir desta terça-feira (8), a conta de luz passa a ficar a ficar mais cara em Mato Grosso do Sul, com um reajuste de 0,69%. Para aqueles que são atendidos em média tensão, o aumento é ainda maior, de 3,09%.
Segundo o Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energia em Mato Grosso do Sul (Consen), o reajuste teve como base a inflação acumulada, divulgada pelo Banco Central do Brasil, que foi de 8,46%. Porém, na energia, a nova tarifa terá uma média de 1,33% a mais.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
A homologação da nova tarifa foi publicada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Anel) nesta terça, durante reunião pública ordinária, em Brasília.
Entre os fatores que contribuíram para o aumento estão:
Devolução do PIS/Cofins;
Quitação da Conta Covid;
Redução nos custos de transmissão;
Encerramento da Conta Escassez Hídrica;
Custo da rede básica, transporte de Itaipu, custo de conexão, encargos setoriais, entre outros aspectos, contribuíram para redução da tarifa nos últimos anos.
O reajuste acontece a cada quatro anos, quando também é realizada uma Revisão Tarifária Periódica, que inclui investimentos em infraestrutura e expansão dos serviços, o que não havia ocorrido em 2025.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.