Túnel do Morro dos Cavalos: o que ainda trava a obra na BR-101 em SC?

A construção do túnel do Morro dos Cavalos é uma história que se arrasta há, pelo menos, quinze anos em Santa Catarina. A região de Palhoça, na Grande Florianópolis, é atravessada pela BR-101, uma das principais rodovias do Brasil, somando quase cinco mil quilômetros de extensão. A obra, contudo, esbarra na modernização de um contrato, firmado há 17 anos, com a atual concessionária da via, Arteris Litoral Sul.

Carros incendiados e bombeiros controlando chamas após tombamento de carreta no Morro dos Cavalos

No domingo (6), uma carreta tombou e explodiu na BR-101, na região do Morro dos Cavalos, em Palhoça – Foto: CBMSC/ND

Segundo a Fiesc (Federações das Indústrias de Santa Catarina), o túnel do Morro dos Cavalos estava previsto para ser construído juntamente com a obra de duplicação do trecho sul da BR-101, que foi concluído em 2010. As licenças ambientais para a construção foram obtidas entre 2013 e 2014. No entanto, a obra sequer foi iniciada.

A construção, conforme apurado pelo ND Mais, esbarra em questões burocráticas, financeiras e no tempo de duração do contrato com a Arteris Litoral Sul, que encerra em 2033. Após a entrega do Contorno Viário da Grande Florianópolis, em agosto de 2024, a concessionária não prevê novas grandes obras estruturais.

À reportagem, a Arteris informou, por meio de nota, que “considera positiva a iniciativa de revisão e modernização dos contratos de concessão rodoviária federais, política que pode acelerar investimentos em infraestrutura, gerar empregos e promover o desenvolvimento socioeconômico nas regiões atendidas“. Contudo, a nota destaca que “não há previsão contratual para a execução desse projeto”.

Projeto de túnel no Morro dos Cavalos

Fiesc defende que a construção do túnel no Morro dos Cavalos passe para a CCR Via Costeira, concessionária responsável pelo trecho Sul da BR-101 – Foto: Fiesc/ND

Túnel do Morro dos Cavalos depende de modernização do contrato

Durante a inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis, o ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que a inclusão de novas obras, das quais faz parte a construção do túnel do Morro dos Cavalos, não constava no contrato original com a Arteris Litoral Sul em 2008 — motivo pelo qual não haveria prazo e nem sustentação para o projeto.

Por este motivo, o governo federal negocia, junto a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e TCU (Tribunal de Contas da União), a ampliação do contrato, em 15 anos, para realização das obras prioritárias, ou seja, que não poderiam esperar até o anúncio de uma nova concessão, em 2033. Com a vigência da parceria estendida até 2048, seria possível a construção do túnel do Morro dos Cavalos e a realização de outras obras prioritárias.

Em dezembro de 2024, em reunião com os integrantes do Fórum Parlamentar Catarinense, o ministro Renan Filho se prontificou a endossar, junto ao governo federal, o pedido de construção do túnel do Morro dos Cavalos na proposta que prorroga concessão da BR-101.

No mês seguinte, a ANTT anunciou que iria protocolar o pedido junto ao TCU (Tribunal de Contas da União), a quem cabe autorizar, ou não, a ampliação do contrato. A reportagem não conseguiu um retorno sobre a execução da medida.

Imagem aérea do morro dos cavalos após tombamento de carreta carregada com combustível no domingo (6)

Imagem aérea mostra dimensão do incêndio no Morro dos Cavalos após tombamento de carreta carregada com combustível no domingo (6) – Foto: CBMSC/ND

Fiesc defende mudança na concessão

Na segunda-feira (7), a Fiesc voltou a defender que a obra do túnel do Morro dos Cavalos seja executada pela CCR Via Costeira, concessionária do trecho Sul da BR-101. Segundo a entidade, o valor do pedágio aplicado pela CCR é menos da metade do valor do trecho norte, sob gerência da Arteris. A concessão sul tem contrato vigente até 2050.

“Faixas adicionais numa rodovia com esse grau de importância são paliativos inaceitáveis e colocam os usuários constantemente em risco. A sociedade catarinense, com fundamental participação de nossa bancada federal, precisa intensificar a cobrança da solução definitiva, que é a construção dos túneis”, defende o presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar.

“Se a CCR fizer a obra, a incorporação dos valores do investimento ao pedágio terão menor impacto na tarifa paga pelo usuário”, completa Aguiar. A obra de construção do túnel do Morro dos Cavalos é estimada em cerca de R$ 1,2 bilhão.

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