Vida humana em Marte? Cientista revela se é possível mudar atmosfera

Durante a 56ª Conferência de Ciência Lunar e Planetária realizada em março nos Estados Unidos, o cientista polonês Leszek Czechowski apresentou um artigo sobre o que seria necessário para terraformar Marte. O conceito significa transformar o planeta até que ele tenha condições de manter a vida humana sem a necessidade de trajes especiais, por exemplo.

“Criar uma atmosfera que permitiria a vida humana é possível importando matéria de outros corpos celestes. A quantidade necessária de energia para a implementação é comparável ao consumo atual de energia da humanidade dentro de alguns meses a vários anos, dependendo da variante de terraformação selecionada”, escreve o membro da Academia Polonesa de Ciências no artigo Energy problems of terraforming Mars.

Um dos maiores desafios dessa missão seria a pressão atmosférica extremamente baixa do local, que faria com que a água presente no corpo humano evaporasse instantaneamente sem proteção necessária. Para resolver o problema, seria necessário aumentar drasticamente a atmosfera de Marte, processo que exigiria a adição de gases como nitrogênio e água. Com os recursos já existentes no planeta, isso não seria possível.

Imagem colorida de astronauta em Marte - Metrópoles
Atualmente, devido à pressão atmosférica extremamente baixa, apenas astronautas com trajes especiais conseguiriam visitar Marte

O cientista analisou alguns cenários para a importação desses materiais. Por exemplo, por serem regiões com diversos corpos gelados, a Nuvem de Oort e o Cinturão de Kuiper seriam alternativas interessantes. Por outro lado, as duas opções apresentam problemas.

Após fazer cálculos breves, Czechowski percebeu que a Nuvem de Oort está muito longe de Marte. Um objeto de tamanho razoável vindo da região demoraria 15 mil anos para chegar ao planeta. Já o Cinturão de Kuiper é mais perto e, teoricamente, a grande quantidade de água em seus objetos tornaria o transporte mais rápido. No entanto, eles são frágeis e imprevisíveis quando estão perto do Sol e podem se despedaçar.

O membro da Academia Polonesa de Ciências concluiu que, na teoria, é possível obter material suficiente para aumentar drasticamente a pressão atmosférica de Marte a ponto de torná-la tolerável para humanos ou não matá-los imediatamente. No entanto, isso exigiria uma energia e uma tecnologia avançada que ainda não está disponível.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.