Azul implanta sistema que ajusta rotas no ar e projeta economia de R$ 29 milhões

azul

A inovação, segundo a Azul, não compromete a segurança de clientes e tripulação (Divulgação/Azul)

A Azul Linhas Aéreas passou a utilizar uma tecnologia inédita na aviação brasileira que permite a alteração de rotas durante o voo, com o objetivo de economizar combustível e evitar turbulências. A ferramenta, já em operação, foi desenvolvida por um parceiro especializado da companhia e funciona de forma similar a aplicativos de trânsito, ajustando o trajeto em tempo real com base em dados de outras aeronaves. A expectativa da empresa é economizar até R$ 29 milhões neste ano.

A inovação, segundo a Azul, não compromete a segurança de clientes e tripulação. A tecnologia foi integrada aos tablets de bordo e utiliza informações operacionais do Centro de Controle de Operações (CCO), da área de Malha e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que precisa autorizar eventuais mudanças de rota.

“Essa tecnologia será um grande apoio às nossas operações porque permite ajustes em tempo real no planejamento do voo”, afirmou Daniel Tkacz, vice-presidente Operacional da Azul. “É algo que reduz tempo de voo e, consequentemente, o consumo de combustível.”

Em 2024, a Azul já havia economizado 15,6 milhões de litros de combustível com ajustes no trajeto durante as fases de subida e descida das aeronaves. Agora, com o novo recurso, a alteração de rota pode ocorrer também em cruzeiro, com base no desempenho de outros voos no mesmo trecho.

Além da ferramenta já implantada, a empresa estuda outro software com tecnologia semelhante, voltado especificamente ao desvio de turbulências. O sistema usará dados de voos anteriores para sugerir rotas alternativas antes mesmo da decolagem.

“Essa outra novidade vai permitir que o voo seguinte consiga identificar o melhor trajeto para desviar da corrente de ar e seguir viagem tranquilamente. Bom para a companhia e melhor ainda para o conforto dos nossos clientes”, disse Tkacz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.