Brigada Militar resgata capivara ferida no litoral gaúcho

Uma capivara silvestre foi resgatada pela Brigada Militar Torres, no litoral gaúcho, nesta terça-feira (8). O animal foi salvo pelo 1º Batalhão Ambiental e encaminhado ao Centro de Estudos Costeiros Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), em Imbé, onde recebe tratamento adequado de um veterinário.

Capivara foi conduzida até o Ceclimar, em Imbé | abc+



Capivara foi conduzida até o Ceclimar, em Imbé

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Não foram detalhadas as causas dos ferimentos na capivara, mas a Brigada Militar ressaltou que o animal foi capturado com os devidos cuidados para não machucá-lo ainda mais. O Comando Ambiental também esclarece que nem sempre é possível atender os bichos, mesmo quando eles estão sob alguma ameaça. Isso acontece especialmente nos casos em que os animais estão na natureza.

De acordo com a BM, uma intervenção brusca poderia causar estresse em todos nos animais do habitat, provocar ainda mais ferimentos e até gerar desequilíbrio no ecossistema local. Por esse motivo, o mais indicado é realizar um monitoramento constante, observando o comportamento e a quantidade dos animais.

Quando há possibilidade – como no caso da capivara de Torres –, a Brigada diz fazer a retirada de forma gradual e com muito cuidado, sempre priorizando o bem-estar das espécies e a preservação do ambiente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.