Conselho Comunitário está de volta em Campo Bom

Novamente cada morador de Campo Bom pode eleger aquilo que julga mais importante ao seu bairro. Está de volta o Conselho Comunitário, no qual estão sendo votadas as demandas prioritárias da população, entre obras de infraestrutura e outros investimentos que serão executados pela Administração Municipal. Até o momento, seis reuniões já foram realizadas e mais nove estão previstas até o final de abril.

Bairro Operária é um dos que já realizaram reunião sobre tema | abc+



Bairro Operária é um dos que já realizaram reunião sobre tema

Foto: Shamchai Oliveira/PMCB

Esse tipo de participação popular já é tradição em Campo Bom, sendo o Conselho Comunitário realizado pela primeira vez em 2003. Durante pouco mais de dez anos de existência, cerca de 200 obras importantes na cidade foram escolhidas pelo conselho. Agora, com seu retorno, a população tem novamente a oportunidade de debater melhorias e apontar necessidades.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

O município foi dividido em 15 regiões e cada uma delas conta com reuniões presenciais para debater temas fundamentais para os bairros e cidade. Já ocorreram encontros nos bairros Operária, 25 de Julho, Imigrante Norte, Paulista, Porto Blos e Aurora, com a participação de aproximadamente mil pessoas.

Conforme a secretária-geral de Governo, Beatriz Fagundes, as obras escolhidas farão parte do orçamento municipal do próximo ano. “Não tem um teto de gasto, mas há limitações orçamentárias. Confiamos no mérito da escolha dos moradores”, explica.

LEIA TAMBÉM: China eleva tarifa para importações dos EUA de 34% para 84%, em nova retaliação

Como funciona

Cada morador que chega à reunião já recebe um formulário para deixar sua sugestão de obra regional e também uma que contemple toda a cidade. São levantadas as indicações e nove sugestões são votadas. Uma é escolhida para a região e outra, que vai para a cidade, irá para uma plenária final a ser realizada no fim de abril, com a participação de todos os bairros.

Comunidade decide o que é prioridade

A partir do mês de maio ocorrerá o Conselho Comunitário Digital, que visa aproximar ainda mais os cidadãos, principalmente o público mais jovem. Será divulgado um portal onde moradores com título de eleitor poderão opinar e votar nas demandas da cidade que mais lhe agradam. “Queremos também saber de outras sugestões da população, para que o Conselho Comunitário não se resuma a 15 reuniões, mas em manter uma constância de integração da comunidade e poder público”, resume Beatriz.

O prefeito Giovani Feltes, responsável pela implementação do Conselho Comunitário durante sua segunda gestão, reforça a relevância da iniciativa. “Desde o início, o conselho sempre teve um papel essencial na gestão participativa. A comunidade pode decidir e priorizar o que é mais importante para o seu bairro, garantindo que os investimentos atendam às reais necessidades da população” comenta.

Como estão organizadas as regiões

Região 1: Grande Operária, Esperança, Floresta, Sempre Unidos, Vila Nova, Bem Viver I e II e Industrial Sul.

Região 2: 25 de Julho, Mônaco, Cohab Leste e Recanto da Paz.

Região 3: Imigrante Norte e Blumenburg.

Região 4: Vila Rica, Porto Blos e Barrinha.

Região 5: Paulista e Alto Paulista.

Região 6: Santa Lúcia, Jardim do Sol, Vila Velha, Jardim das Flores e Morada da Brisa.

Região 7: Aurora e Ipiranga.

Região 8: Firenze, Metzler, Solar do Campo, Industrial Norte e Renascer.

Região 9: Bela Vista, Cohab Sul e Gringos.

Região 10: Rio Branco e Fauth.

Região 11: Dona Augusta e Imigrante Sul.

Região 12:Morada do Sol, Bem Viver III e União.

Região 13: Santo Antônio, 4 Colônias Oeste, 4 Colônias Norte, Vale dos Sinos, Vila Brito e Coopernorte.

Região 14: Celeste, Genuíno Sampaio e Dom Guilherme.

Região 15: Centro e Colina Deuner.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.