Entenda como o modo de preparo do alho influencia no sabor da comida

O alho é um tipo de alimento popular de sabor forte e característico, sendo amplamente utilizado para elaborar diferentes pratos na cozinha. Além de adicionar sabor, o tempero ainda aumenta os valores nutricionais da comida. Por isso, é importante saber prepará-lo de forma adequada.

O modo de preparo do alho pode alterar completamente o gosto e o aroma das receitas. Segundo a nutricionista Laíta Babio, não há uma forma certa ou errada de preparar o alimento, especialmente, porque cada escolha traz uma experiência diferente.

Confira, a seguir, como cada forma de preparar o alho influencia na comida:

Alho inteiro

Nesse sentido, o sabor liberado na receita é mais sutil. Segundo o chef de cozinha Guillaume Petitgas, caso o dente de alho seja cozido por mais tempo, o sabor pode ficar adocicado. Esse formato serve para aromatizar caldos, ensopados ou assar junto com carne.

Em forma de pasta

Petitgas descreve que o alho em forma de pasta libera mais sabor. Isso acontece porque quando ele é amassado, ele libera mais alicina, que é o composto responsável pelo sabor forte do alimento.

Fatiado em pedaços

O sabor nesse tipo de preparo é mais suave e, ligeiramente, adocicado quando cozido lentamente. Babio descreve que o aroma é mais controlado, sendo ideal para pratos que pedem um toque mais sútil. “Nutrientes como o manganês e a vitamina B6 são preservados melhor quando o cozimento é leve”, esclarece a profissional.

Foto colorida de alhos - Metrópoles
O alho é considerado por nutricionistas um superalimento

Alho picotado

Quando cortado em pequenas frações, o alho também tem sabor forte, entretanto, menos intenso do que a pasta. O chef explica que ele doura rápido na panela, então tem que cuidar para não queimar.

Amassado com a lateral da faca

Esse método também é feito no pilão. O alho amassado libera bastante suco e sabor, sendo mais utilizado para temperar carnes. Babio também indica essa forma de preparo para quem vai misturar molhos crus ou dar um toque forte em sopas.

Benefícios do alho

Além de desempenhar um importante papel na melhora da imunidade, o alho também tem ação antioxidante. A nutricionista acrescenta que o alimento é um aliado da saúde, auxiliando no controle da pressão arterial — além de ajudar a reduzir o colesterol.

“Saber como usá-lo de acordo com a receita é um dos segredos para cozinhar com mais sabor e saúde”, afirma a especialista.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.