FERIADO TRANSFERIDO: Cidade da região comemora aniversário com três dias de programação

Nesta quinta-feira (20) a cidade de Riozinho, no Vale do Paranhana, celebra seu 37º aniversário de emancipação. Mas as comemorações pela data serão realizadas realmente no fim semana, com três dias de shows na Rua Coberta da cidade. O feriado pelo aniversário da cidade também foi transferido para segunda-feira (14).

LEIA TAMBÉM: Taxista de São Leopoldo reclama de burocracia em transferências de concessões; entenda

Cascata do Chuvisqueiro é um dos atrativos naturais de Riozinho | abc+



Cascata do Chuvisqueiro é um dos atrativos naturais de Riozinho

Foto: Divulgação Prefeitura Riozinho

Para marcar a data, o governo municipal preparou uma festa gratuita com diversas atrações que vão de bandas de baile a artistas marcantes do tradicionalismo gaúcho. O primeiro dia de festa acontece a partir das 19h30 de sexta-feira (11) com a missa que marca a abertura dos festejos. Na sequência, três bandas sobem ao palco: Eccos, San Marino e Musical São Francisco.

A festa vai até as 4h e volta no sábado (12) com apresentações do CTG Pé da Serra, Baile da 3ª Idade (que terá show da Banda Eccos), Banda Estação 3; Banda Champion; Estação Fandangueira e Banda Barbarella.

O domingo (13) marca o último dia de comemoração que começa às 14h com show da Banda Típica Macega Show, seguida por Musical JM, Baitaca e Festerê. A previsão é que o evento termine à 0h.

Uma história de séculos

Tendo sido emancipada oficialmente no dia 10 de abril de 1988, a história da cidade de Riozinho remete ainda ao século XIX, com a chegada dos primeiros imigrantes no local que daria origem ao município.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Foi em 1875 que 200 famílias vindas da Hungria, Polônia, Prússia e Suécia chegaram à região. O pequeno rio que dividia a localidade em duas partes inspirou os novos moradores na hora de batizar o local.

Durante mais de dois séculos de ocupação, o vilarejo cresceu até se tornar uma pequena cidade que hoje conta com uma população de pouco mais de 4,4 mil habitantes de acordo com o Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE).

Busca por investimentos

Em 25 de novembro de 1987 foi criada a comissão de emancipação da cidade, que na época era o segundo distrito de Rolante. Pegando carona na onda de emancipações aprovadas pelo governo federal do final da ditadura, a população foi às urnas votar pela emancipação no dia 10 de abril do ano seguinte, um processo que durou pouco mais de quatro meses.

A busca pela emancipação era motivada pela necessidade de melhora na infraestrutura do local, que acabava recebendo menos recursos em detrimento ao Centro da cidade. O primeiro prefeito da cidade foi Armindo Barnart.

Ecologia e turismo

As belezas naturais são o principal atrativo para turistas que procuram a cidade, fazendo do ecoturismo uma importante atividade econômica de Riozinho. O município conta com cinco cachoeiras: Chuvisqueiro, Linha Sete de Setembro, Chuvisqueirinho, Linha Cinco de Novembro e Paredão.

Outras atrações são o Parque do Conduto, criado em 1945, que também conta com piscinas naturais propícias para banho e área selvagem para camping, além de espaços para trilhas e rappel.

A Gruta Nossa Senhora da Conceição é incrustada numa rocha natural de aproximadamente 450m a imagem da santa de devoção católica. O local é cercado por uma mata nativa onde se encontram diversas árvores de grande porte, além de arbustos e folhagens ornamentais. Na região Central as marcas da colonização e da história da cidade está presente nos prédios e construções.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.