Filhote de peixe-boi resgatado vai passar por reabilitação em Macapá para voltar à natureza


Animal foi encontrado na comunidade São Bernardo, em Afuá (PA), na segunda-feira (7). Bioparque da Amazônia vai ser a ‘casa’ do filhote até ele se adaptar para retornar à natureza. Animal está em uma piscina e posteriormente vai ser transferido para um espaço maior
Rarison Jonnes/ PMM
O filhote de peixe-boi de 97,5 cm resgatado na segunda-feira (7) na comunidade São Bernardo, no município de Afuá (PA), distante cerca de 47 km de Macapá, vai morar no Bioparque da Amazônia até se adaptar e retornar à natureza (Veja vídeo do resgate no final desta matéria).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
O animal foi encontrado por ribeirinhos. Ele foi mantido em uma cuba de isopor com água e foi alimentado até a chegada dos profissionais. Os ribeirinhos acreditam que o filhote se perdeu da mãe em um pico de maré. 
Segundo os primeiros exames, o filhote tem aproximadamente 30 dias de vida. Ele foi batizado de “Bernardo”, em homenagem ao igarapé da comunidade onde foi encontrado.
A primeira análise feita no animal pelo médico Luiz Sabioni apontou uma ferida na região da boca do animal, além de sinais de desidratação. O veterinário explica que Bernardo precisará de cuidados especiais, em razão de ser filhote. 
“Ele estava com um machucado na boca e apresentava sinais de desidratação. Iniciamos imediatamente o tratamento para cuidar dos ferimentos e reidratá-lo. Além disso, por ele ser separado da mãe, o filhote precisará de cuidados especiais. Peixes-boi são alimentados exclusivamente com leite até cerca de 2 anos, quando iniciam a transição para alimentos sólidos. Até lá, Bernardo será alimentado pelos cuidadores da instituição”, disse Sabioni. 
Carlos Alvarenga, vice-diretor do Bioparque, informou que os profissionais da instituição devem atuar em plantão para que Bernardo também receba cuidados durante a noite. 
O resgate do peixe-boi faz parte das ações do Projeto de Caracterização e Monitoramento de Cetáceos (PCMC), que conta com profissionais do Instituto Federal do Amapá (Ifap) em parceria com o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa). A Companhia Fluvial da Polícia Militar (PM) também participou do resgate. 
Filhote de peixe-boi é resgatado em comunidade ribeirinha
Tem uma sugestão de pauta? Fale com o g1 Amapá no WhatsApp
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.