Leonardo vira réu após acusar ex-vereador de calote pela segunda vez

Nos últimos meses ver o nome do cantor Leonardo associado a alguma discussão judicial se tornou mais frequente. Hoje, a coluna Fabia Oliveira conta em primeira mão uma nova ação em que o artista figura como réu. Nela, Jan Nicolau Baaklini é o responsável por processar o músico.

Jan, empresário do ramo imobiliário, diz ter apoiado um evento cultural com shows em 2006 na cidade de Jaboticabal. Pouco depois de sua realização, Leonardo esteve no programa do Faustão, na Rede Globo, oportunidade em que o nome do autor da ação foi associado a um suposto calote com cheques sem fundo.

No programa, o sertanejo aproveitou para cobrar Jan Nicolau enquanto contratante dos shows. O empresário, na época, era vereador de Jaboticabal e foi acusado, ao vivo, de passar cheques sem fundos. Leonardo chegou a dizer: “Ô Jean, manda meu dinheiro, safado”.

6 imagens

Cantor Leonardo, durante vista a Querência (MT), para lançar empreendimentos imobiliários ao lado do empresário Aguinaldo Anacleto, da AGX

O cantor Leonardo
Cantor Leonardo
O cantor sertanejo Leonardo
Leonardo se manifesta após indícios de trabalho escravo em sua fazenda
1 de 6

Presente da família Abravanel

2 de 6

Cantor Leonardo, durante vista a Querência (MT), para lançar empreendimentos imobiliários ao lado do empresário Aguinaldo Anacleto, da AGX

Reprodução

3 de 6

O cantor Leonardo

4 de 6

Cantor Leonardo

Divulgação

5 de 6

O cantor sertanejo Leonardo

6 de 6

Leonardo se manifesta após indícios de trabalho escravo em sua fazenda

Reprodução/Instagram

Acontece que Jan não era contratante dos shows, ao contrário do que foi dito. O então vereador era um simples apoiador do evento. Na verdade, o contratante era um terceiro, chamado Jean Marcelo Veronezzi, cuja única semelhança poderia estar, no máximo, no primeiro nome. Na Justiça, chegou a ser comprovado que as acusações feitas contra o vereador eram falsas. Pouco tempo depois do programa do Faustão, inclusive, o músico chegou a pedir desculpas ao empresário em um show e admitiu estar errado.

A volta do assunto

Recentemente, no entanto, anos após o ocorrido, Leonardo voltou a falar do episódio em podcasts, entrevistas e outros meios de comunicação. O “esquecimento” do sertanejo foi suficiente para trazer à tona a onda de desinformação que envolveu o nome do empresário em 2006.

Diante disso, Jan decidiu processar Leonardo para que seja responsabilizado pelas novas inverdades espalhadas com seu nome, afirmando ter revivido danos e abalos morais até então distantes em sua vida.

Pedidos à Justiça

Na ação movida no dia 3 deste mês, Jan Nicolau pede que Leonardo e o Google sejam condenados a pagar danos morais. O que se pede é a responsabilização do cantor por reproduzir acusações que sabe serem falsas e a do provedor de internet por manter no ar conteúdos falaciosos.

O caso, apesar de recente, representa um risco palpável para o sertanejo, uma vez que a inocência de Jan já foi comprovada judicialmente. O ex-vereador e empresário pede que, dessa vez, os danos morais sejam fixados em valor proporcional à dimensão que as novas falas de Leonardo em podcasts e entrevistas tomaram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.