Moradores participam de audiência pública para debater instalação de novos pedágios eletrônicos em Sorocaba


Debate ocorreu das 14h às 17h, no plenário da Câmara Municipal, e teve como objetivo ampliar a discussão sobre o tema. Audiência pública discute instalação de novos pedágios free flow na cidade
A Câmara Municipal de Sorocaba (SP) realizou, nesta quarta-feira (9), uma audiência pública para discutir o novo sistema “Free Flow” que visa implantar novos pedágios na rodovia Raposo Tavares (SP-270), em Sorocaba (SP). O lote, chamado “Rota Sorocabana”, tem previsão de início para abril de 2026.
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O debate, de iniciativa do vereador Fábio Simoa (Republicanos), ocorreu das 14h às 17h, no plenário da Câmara Municipal, e teve como objetivo ampliar a discussão sobre o tema. A audiência pública teve participação de nove vereadores. São eles:
Cristiano Passos (Republicanos);
Rodolfo Ganem (Podemos);
Alexandre da Horta (Solidariedade);
Fernanda Garcia (PSOL);
Ítalo Moreira (União);
Izídio de Brito (PT);
Rafael Militão (Republicanos);
João Donizeti (União);
Cícero João (Agir).
Além dos vereadores, a audiência teve a presenta dos deputados estaduais Vitão do Cachorrão (Republicanos), Reis (PT) e Guilherme Cortez (PSOL). Também estiveram presentes autoridades políticas e representantes de outros municípios da região de Sorocaba.
Moradores participaram de discussão sobre novo sistema de pedágio previsto para Sorocaba (SP)
Fernando Bellon/TV TEM
O vereador Ítalo Moreira disse em entrevista à TV TEM que protocolou um requerimento no Ministério Público contra a instalação dos pedágios no perímetro urbano de Sorocaba.
“Existe uma decisão do Superior Tribunal Federal que proíbe a instalação de pedágios em trecho que não oferecem rotas alternativas para os motoristas. Além da questão jurídica, sabemos que a mudança vai acabar sobrecarregando ainda mais o trânsito dentro da cidade”, destacou.
A vereadora Fernanda Garcia afirmou que os novos pedágios prejudicarão bairros periféricos.
“Serão cinco pedágios na cidade. Quem vai do bairro Brigadeiro Tobias para o Centro de Sorocaba pagará três pedágios na ida e três na volta. Várias pessoas serão prejudicadas, vários bairros, bairro periféricos”.
Audiência pública discutiu sobre a instalação de novos pedágios na rodovia Raposo Tavares, em Sorocaba (SP), a partir de abril do ano que vem
Fernando Bellon/TV TEM
Em nota, o Governo de São Paulo informou que mantém o cronograma da concessão da Rota Sorocabana e que o sistema de pedágio será implantado com justiça tarifária. Segundo o governo estadual, não haverá cobrança de tarifa nas vias marginais localizadas em áreas urbanas neste ano e as motos serão isentas de cobrança.
“Os novos valores representam uma redução entre 23,8% e 25,4% nas cabines automáticas e entre 19,8% e 21,4% nas manuais no lote Sorocabana. A redução da tarifa quilométrica é uma política do governo Tarcísio de Freitas para padronizar os valores por quilômetro em todo o Estado, garantindo mais justiça e previsibilidade ao sistema. A concessão prevê melhorias em 460 km de rodovias, beneficiando 17 municípios. Em Sorocaba, a Rodovia Senador José Ermírio de Moraes (SP-075 – Castelinho) contará com faixa adicional, um novo dispositivo de acesso a Rodovia Celso Charuri e monitoramento completo da via, conectividade, atendimento com médico, ambulâncias e equipes operacionais para mais segurança e agilidade. Já na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), estão previstas faixa adicional e marginais contínuas, facilitando o acesso urbano e melhorando a fluidez do tráfego”.
Sistema ‘Free flow’
As novas praças, que serão instaladas em locais estratégicos definidos pela Artesp (veja os locais abaixo), funcionarão por meio do sistema free flow, isto é, os pedágios não terão pontos físicos, como os que já estão em funcionamento.
O novo modelo possui o intuito de não causar reflexos no trânsito, com a cobrança sendo feita de forma automática assim que o veículo passar pelo sensor, que fica disposto em cima da pista e identifica a placa do carro pela câmera.
Entre os novos pedágios anunciados pela Artesp no interior de São Paulo, três serão em um trecho de 15 quilômetros da Rodovia Raposo Tavares (SP-270) em Sorocaba, frequentemente utilizada pelos moradores como fonte de tráfego urbano.
Sistema ‘free flow’ dispensa praças de pedágios físicos e conta com cobrança eletrônica
Divulgação/Tamoios
Atualmente, há apenas três pedágios que utilizam o sistema: na Rodovia Laurentino Mascari (SP-333), em Itápolis (SP), na Rodovia Carlos Tonani (SP-333), em Jaboticabal (SP), e no Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios (SP-099), que liga Caraguatatuba (SP) a São Sebastião (SP).
A partir da instalação, o cálculo de cobrança também mudará. Nos trechos com pista duplicada, o pedágio cobrará R$ 0,20 por quilômetro. Já nas pistas simples, o valor será de R$ 0,16 por quilômetro.
Os motoristas que passarem pelo free flow terão um período de 30 dias para efetuar o pagamento da tarifa. Ele poderá ser feito de duas formas: uma para quem já possui as tags, e outra para quem não utiliza o sistema.
Para os motoristas que já são registrados nas tags, que excluem a necessidade de parada nas cabines manuais, o valor será adicionado no final da fatura mensal. Já quem não utiliza o sistema, o pagamento poderá ser feito a partir do aplicativo da concessionária que administra a rodovia.
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