Novo Hamburgo amplia programa de avaliação escolar no Ensino Fundamental e EJA

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Novo Hamburgo está ampliando o programa Avalia NH para todas as turmas do 2º ao 9º ano das 52 Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEBs), além das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecidas em cinco escolas da rede. A iniciativa pretende diagnosticar defasagens de aprendizagem de forma mais precisa e propor soluções específicas para cada realidade escolar.

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Reuniões ocorrem de forma individual com cada equipe diretiva | abc+



Reuniões ocorrem de forma individual com cada equipe diretiva

Foto: Dário Gonçalves/GES-Escolar

A primeira etapa da avaliação foi realizada em março, com a aplicação de provas objetivas, testes de escrita e de fluência de leitura. A partir disso, a SMED iniciou encontros com as equipes diretivas de cada escola, entregando devolutivas individualizadas e debatendo estratégias de ação conforme os dados obtidos. Essas avaliações são aplicadas em momentos distintos durante o ano.

Na segunda-feira (7), a EMEB João Goulart foi a primeira a participar da reunião na Prefeitura. Segundo a diretora Clarissa Martins Lindenmeyer, o momento foi importante por permitir uma análise detalhada do desempenho dos estudantes, respeitando as particularidades de cada território. “Quando a gente vê como foram os alunos no Avalia, essa conversa escola por escola é fundamental para entender onde conseguimos avançar, quais são as dificuldades e o que precisa ser revisto”, pontuou.

Trajetória escolar

Até o ano passado, o Avalia NH era aplicado apenas nas turmas de 2º, 5º e 9º ano. Com a ampliação, todas as turmas do ensino fundamental passam a ser avaliadas anualmente. Segundo a secretaria de Educação, a mudança busca oferecer um entendimento mais amplo sobre o percurso de aprendizagem dos alunos, permitindo identificar com mais clareza quais ações pontuais podem ser adotadas em cada etapa da trajetória escolar.

Crianças passam a ser avaliadas do 2º ao 9º ano | abc+



Crianças passam a ser avaliadas do 2º ao 9º ano

Foto: Dário Gonçalves/GES-Escolar

“O objetivo é diagnosticar que ações a escola precisa ter para garantir a aprendizagem das crianças ao longo do ano letivo”, afirmou a gerente do Ensino Fundamental da SMED, Joseane Matias.

No caso da João Goulart, os dados indicaram a necessidade de reforço na área de exatas, o que deve orientar as ações pedagógicas da escola nos próximos meses. Situações como essa devem se repetir em outras unidades, a partir da análise dos resultados específicos de cada instituição.

A previsão da SMED é concluir os atendimentos individuais às escolas até sexta-feira (11). Já as devolutivas para a EJA foram entregues na terça-feira (8). O processo será retomado no segundo semestre, com nova rodada de avaliações, a fim de verificar o impacto das medidas adotadas.

Ações pontuais

Para a secretária de Educação, Simone Schneider, o acompanhamento próximo às escolas deve resultar em ganhos reais para os estudantes. “Pela primeira vez aplicamos o Avalia em todas as turmas e estamos conversando individualmente com as equipes diretivas. Isso nos permite buscar ações pontuais para garantir resultados efetivos de aprendizagem. Consequentemente, teremos alunos mais preparados para o próximo ano e para o futuro”, afirma.

Criado em 2022, o Avalia NH utiliza os obtidos para auxiliar no redirecionamento de metas pedagógicas, na criação de políticas públicas e no planejamento de formações e recursos destinados à rede. Além do Avalia NH, a secretaria também irá intensificar o trabalho nas escolas com baixos índices no programa estadual Alfabetiza Tchê, voltado à alfabetização nos municípios gaúchos.

Nota de repúdio

Após a Prefeitura publicar em suas redes sociais um vídeo explicando sobre as mudanças no programa, o Sindicato dos Professores Municipais de Novo Hamburgo – SindprofNH, emitiu uma nota de repúdio e solicitou a retirada do conteúdo das plataformas.

“A inconsequente postagem realizada nas redes sociais da prefeitura de Novo Hamburgo e da secretaria de Educação no dia de hoje (8) fragiliza o fazer pedagógico e, por consequência, compromete o processo de ensino e aprendizagem. Reivindicamos a imediata remoção e exigimos retratação quanto à postagem”, diz trecho da nota.

Conforme a presidente do Sindprof NH, Luciana Martins, o vídeo continha dados pessoais sensíveis de crianças e professores. “Consideramos muito temerário e impróprio fazer filmagens que mostrem essas questões de vulnerabilidade”, disse a presidente.

Após a nota e solicitação do Sindicato junto à Secretaria de Educação, o vídeo foi excluído. Horas depois, um novo vídeo, contendo apenas imagens de reunião e fala dos envolvidos, foi novamente compartilhado pela prefeitura. Questionada sobre a retirada do conteúdo, a Prefeitura informou que não irá se manifestar em relação à “suposta polêmica”. “O foco do trabalho da SMED é a melhoria da educação e do processo de aprendizagem”, concluiu.

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