Paraíba se consolida como polo de experiências no turismo brasileiro, destaca Ferdinando Lucena na Abav TravelSP

Ferdinando Lucena do Turismo da Paraiba scaled Paraíba se consolida como polo de experiências no turismo brasileiro, destaca Ferdinando Lucena na Abav TravelSP

Ferdinando Lucena, do Turismo da Paraíba (Felipe Abílio/M&E)

CAMPINAS – Paraíba tem conquistado o coração dos viajantes e o olhar atento dos profissionais do setor. Durante a 47ª edição da Abav TravelSP, que acontece nos dias 9 e 10 de abril, no Royal Palm Hall, em Campinas (SP), o representante do turismo paraibano, Ferdinando Lucena, apresentou os destaques do estado com bom humor, carisma e uma riqueza de detalhes que encantou quem acompanhava a palestra.

“A Paraíba virou um grande polo de turismo. E quem ainda não veio, precisa vir”, afirmou, reforçando o potencial do destino como uma opção surpreendente e fora do comum para o público nacional e internacional.

Em poucos minutos, Ferdinando percorreu o estado de ponta a ponta: do litoral ao interior, passando por Cabedelo, João Pessoa, Areia, Bananeiras, Cabaceiras e Campina Grande. “É impossível, em 20 minutinhos, eu passar tudo de bacana pra vocês. Só indo realmente visitar”, disse ao iniciar a apresentação.

Um dos primeiros destaques foi o famoso pôr do sol ao som do Bolero de Ravel, em Cabedelo, experiência única que virou tradição no estado. “Jurandy faz todo esse encantamento pros turistas e visitantes que chegam na cidade de Carretero”, comentou, referindo-se ao músico Jurandy do Sax, figura icônica da atração.

Ferdinando também chamou atenção para o crescimento do turismo de base comunitária no extremo norte, com o Parque Camaratuba e os roteiros ligados aos povos originários. “É um produto moderno, com artesanato, gastronomia e rituais que conquistam os turistas”, destacou.

No litoral sul, a praia de Tambaba — primeira do Brasil voltada ao naturismo — e a praia de Coqueirinho, constantemente ranqueada entre as mais bonitas do país, também foram citadas. “Lá há bastante respeito. São pessoas que já praticam o naturismo há bastante tempo e escolhem a Paraíba para isso”, afirmou.

No interior, o foco foi para o maior São João do mundo, em Campina Grande. “Campina conseguiu transformar um evento de três dias em uma festa de mais de 30. Este ano serão 38 dias de festa, do fim de maio ao início de julho”, explicou.

Já no brejo paraibano, a região se destaca pelo turismo rural e pelos engenhos de cachaça. “Muita gente vai ao Sul conhecer vinícolas, mas agora estão vindo pra cá conhecer nossos engenhos. É a capital brasileira da cachaça”, comentou, destacando cidades como Areia e Bananeiras.

Ferdinando falou sobre o potencial audiovisual da “Roliúde Nordestina”, a cidade de Cabaceiras, cenário de filmes como O Auto da Compadecida e séries como Cangaço Novo. “A luz natural de lá é algo raro. Grandes produções da Disney, da Amazon, da Netflix já passaram por aqui”, disse.

Novo polo turístico

Com uma proposta que une desenvolvimento econômico, sustentabilidade e inclusão social, o Polo Turístico Cabo Branco foi um dos principais destaques no final da apresentação de Ferdinando. Ele ressaltou que o complexo é o maior projeto turístico planejado em execução no Brasil e simboliza um novo momento para o turismo da Paraíba. “Estamos falando de um polo com resorts, parque aquático, parque temático, área comercial e capacitação da comunidade local. Tudo isso em uma área integrada, pensada para crescer com responsabilidade”, destacou.

Atualmente, já estão contratados nove empreendimentos: Ocean Palace Jampa Eco Beach Resort, Amado Bio & SPA Hotel, Tauá Resort & Convention João Pessoa, Acquaí Parks & Resort, Holanda’s Gold Resort Club, Mardisa Hotel e Resort, W.A.M. Experience, Hotel Resort Setai e The Westin João Pessoa. A esses, somam-se obras estruturantes do Governo do Estado, como o Boulevard dos Ipês, a Vila dos Pescadores e a Escola de Gastronomia, Hotelaria e Idiomas. Os primeiros empreendimentos tem a previsão de serem entregues ao público em dezembro de 2025.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.