Policial militar é punida após publicar vídeo lavando viatura

A soldada Mayara Kelly Melo Mota, da Polícia Militar do Ceará (PMCE), foi punida administrativamente com dois dias de permanência disciplinar no quartel por ter publicado vídeos nas redes sociais em que aparece fardada, lavando uma viatura e demonstrando o uso de um torniquete. A decisão foi publicada na última sexta-feira (4/4), no Boletim do Comando Geral, e ainda cabe recurso.

De acordo com a sindicância, a policial violou artigos do Código Disciplinar da PM ao utilizar símbolos institucionais – como o fardamento e a viatura – em publicações particulares, sem autorização. O comando da Corporação alegou que esse tipo de exposição pode afetar o decoro e a disciplina militar, mesmo reconhecendo o direito à liberdade de expressão.

A defesa da soldada afirma que os vídeos têm caráter educativo e de valorização do papel das mulheres na segurança pública. De acordo com a defesa, a gravação sobre o torniquete, feita em julho de 2023, foi motivada por uma experiência pessoal: o irmão de Mayara, também policial, foi baleado na perna durante uma ação contra o crime. Já o vídeo em que aparece lavando a viatura, publicado em abril do mesmo ano, buscava destacar que mulheres desempenham funções operacionais na corporação.

Com mais de 41 mil seguidores no Instagram, Mayara é conhecida por compartilhar vídeos sobre maternidade e, ocasionalmente, sua rotina profissional.

Em nota, a Polícia Militar reafirmou que o processo respeitou o direito ao contraditório e à ampla defesa, como previsto no Código Disciplinar, e reiterou seu compromisso com a ética, a hierarquia e os 190 anos de tradição da corporação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.