PREVISÃO DO TEMPO: Até quando segue o risco de chuva no Rio Grande do Sul?

Nebulosidade e pancadas de chuva marcam o tempo nesta quarta-feira (9) na Grande Porto Alegre. A região está sob influência da circulação de uma área de baixa pressão. Por conta disso, a previsão indica que o céu seguirá encoberto, com períodos de melhoria. Já a temperatura segue agradável, com máximas na casa dos 25°C. Na região metropolitana, a chuva só dará uma trégua no fim da semana. Na sexta-feira (12), o sol voltará a predominar.

PREVISÃO DO TEMPO: Até quando segue a chance de chuva no Rio Grande do Sul? | abc+



PREVISÃO DO TEMPO: Até quando segue a chance de chuva no Rio Grande do Sul?

Foto: Paulo Pires/GES

Conforme a MetSul Meteorologia, o tempo seguirá instável na quinta-feira (10) no Sul e no Leste, com maiores volumes previstos entre a faixa costeira, onde os acumulados podem ser excessivos. “Aos volumes de chuva de 70 mm a 100 mm já registrados no litoral gaúcho podem se somar mais 100 mm a 150 mm em alguns pontos entre esta quarta e a quinta-feira”, alerta a MetSul. 

Nas demais regiões, a tendência é de diminuição da instabilidade e em vários pontos deverá parar de chover, sobretudo entre o Oeste e o Noroeste do Estado.

LEIA TAMBÉM: Que bicho é esse? Animal raro é avistado no Rio Grande do Sul

Alerta do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para parte do RS. Segundo o órgão, o acumulado de chuva pode provocar alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Alerta do Inmet é válido até quinta-feira | abc+



Alerta do Inmet é válido até quinta-feira

Foto: Reprodução/Inmet

O aviso meteorológico de cor laranja (perigo) indica que pode chover entre 30 a 60 milímetros por hora ou entre 50 a 100 milímetros por dia. O alerta está vigente das 10 horas desta quarta-feira até as 10 horas de quinta-feira (10).

No território gaúcho, devem ser afetadas as regiões Nordeste, Sudeste, metropolitana e a Serra. A Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí e o Norte e o Sul catarinenses também serão atingidos.

Orientações do Inmet:

  • Evite enfrentar o mau tempo.
  • Observe alteração nas encostas.
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Adicionar aos favoritos o Link permanente.