PREVISÃO DO TEMPO: Chuva persiste no RS nesta quinta-feira? Veja o que esperar

A semana é marcada por instabilidade no Rio Grande do Sul. Desde segunda-feira (7), quando uma área de baixa pressão avançou do nordeste da Argentina para o território gaúcho, encontra-se semi-estacionária em baixos e médios níveis da atmosfera entre o Uruguai e a Estado, gerando chuva forte na costa gaúcha e no Sul gaúcho. 

RS pode ter mais chuva nesta quinta-feira (10) | abc+



RS pode ter mais chuva nesta quinta-feira (10)

Foto: Paulo Pires/GES

Os volumes de chuva da segunda até o final da tarde desta quarta-feira (9), conforme a rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram de 106 mm no Chuí, 103 mm em Quaraí, 82 em Alegrete, 81 mm em Palmeira das Missões, 80 mm em Tramandaí e Rio Grande, 77 mm em Santo Augusto, e 76 mm em Livramento.

Leia mais: Dinheiro esquecido por mais de 46 milhões brasileiros já totaliza R$ 9 bilhões; saiba como receber

A rede do órgão federal ainda indicou 56 mm em Rio Pardo, 55 mm em Serafina Corrêa, 52 mm em Canela e São Vicente do Sul, 50 mm em Tupanciretã, 48 mm em Dom Pedrito e Passo Fundo, 46 mm em Soledade, 46 mm em Cruz Alta, 45 mm em Bagé, Canguçu e Caçapava do Sul, e 42 mm em Teutônia.

O excesso de chuva provocou transtornos em algumas cidades. De acordo com a Defesa Civil estadual, até as 18h25, ao menos, seis municípios reportaram danos ou ocorrências por causa da chuva. 

Cidreira, no litoral norte, relatou alagamento na Rua Begônia, no bairro Costa do Sol. Uma família teve que ser retirada de casa e as pessoas foram alojadas em um residência próxima. Já em Balneário Pinhal, a prefeitura e o órgão municipal da Defesa Civil realizaram atendimentos, também por conta de alagamentos. A água invadiu uma casa e uma idosa foi encaminhada ao Pronto Atendimento 24 Horas por causa de um mal súbito. Em outro ponto da cidade, uma mulher e um cachorro foram resgatados e também uma idosa e sua filha também foram retiradas de suas casas pelo mesmo motivo. 

Veja também: RIFAS ILEGAIS: Influenciadores são presos em operação contra lavagem de dinheiro; saiba quem são

Em Chuí, diversas ruas ficaram alagadas, mas sem ocorrência em residências, segundo o órgão estadual. A secretaria de obras realizou a desobstrução de bueiros com máquinas e funcionários. A Prefeitura informou que o Arroio de Chuí subiu 1 metro. Além disso, foi reportado sobre um poste de alta tensão avariado e com risco de queda. 

A cidade de Encantado informou danos materiais. Moradores foram orientados a deixarem suas casas até o risco ser avaliado por geólogo e engenheiro da prefeitura. Além disso, houve ocorrência de movimentação de terra. Na madrugada, o Corpo de Bombeiros Militar esteve no local e resgatou animais domésticos. 

Em Rio Grande, houve destelhamento de residências e galhos de árvores caídos por causa de fortes rajadas de ventos. E em Santa Vitória do Palmar, uma casa foi parcialmente destelhada e outra residência foi atingida por alagamento por causa de esgoto entupido. 

O que esperar da quinta-feira no RS

A MetSul Meteorologia afirma que o tempo segue instavél nesta quinta-feira (10) no Sul e no Leste do Estado. Contudo, na maioria das regiões gaúchas o tempo firme predomina sem previsão de precipitação em dia de sol e nuvens. 

De acordo com o prognóstico, no Sul e no Leste gaúcho, onde a instabilidade persiste, apesar da previsão de chuva, em diferentes pontos devem ocorrer intervalos de melhoria em que haverá aberturas de sol temporariamente. 

“Estas aberturas se intercalam com nuvens Cumulus de desenvolvimento vertical que causam as pancadas de chuva e que isoladamente podem ser até torrenciais com risco de altos volumes em curtos períodos e alagamentos”, observa a MetSul. 

Análise da empresa especializada em meteorologia indica risco de chuva localmente forte a intensa com possibilidade de elevados volumes nas próximas horas no litoral norte, onde em algumas praias os acumulados podem ser muito elevados com pontos de alagamentos. 

Já o litoral sul e a região de Pelotas e Rio Grande seguem com o tempo instável nesta quinta, com períodos de chuva no decorrer do dia, sendo que em alguns pontos a precipitação poderá ser de forte intensidade. 

Em Porto Alegre e na região metropolitana o dia será de sol e nuvens com momentos de maior nebulosidade. “Há possibilidade de chuva localizada e passageira. Algumas nuvens Cumulus podem causar chuva forte isolada de curta duração”, afirma a MetSul. 

Temperaturas 

Em um dia marcado por sol e nuvens, mas com possibilidade de momentos com maior nebulosidade e risco de chuva localizada e passageira, sobretudo à tarde, a tendência é de que a temperatura siga agradável na região. 

Nos vales do Sinos e Caí as marcas oscilam entre 17ºC e 27ºC, enquanto no Paranhana e na região metropolitana da Capital os termômetros devem ter registros de 17ºC a 26ºC. Já na Serra, a mínima será de 11ºC e a máxima de 24ºC. No litoral norte, a temperatura fica entre 18ºC e 24ºC. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.