Radar móvel volta a operar em Novo Hamburgo após readequação interna da Guarda Municipal

Após uma pausa desde novembro de 2024, a fiscalização de velocidade com radar móvel foi retomada nesta quarta-feira (9) em Novo Hamburgo. Outras ações estão previstas para ocorrer na sexta-feira (12), nos turnos da manhã e da tarde, com monitoramento de velocidade em trechos da Avenida 7 de Setembro e da Avenida Nações Unidas, onde o limite é de 60 km/h.

A retomada da operação ocorre após uma reestruturação interna da Guarda Municipal. Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), agentes que ocupavam cargos administrativos foram realocados para atuação nas ruas, o que permitiu retomar o uso do radar móvel sem comprometer o patrulhamento de rotina.

Guarda Municipal em ação na Avenida Nações Unidas, nesta quarta-feira (9) | abc+



Guarda Municipal em ação na Avenida Nações Unidas, nesta quarta-feira (9)

Foto: Divulgação

Em um ano, quase 20 acidentes fatais

A escolha dos locais leva em conta dados do Observatório de Segurança da SMSP, que entre março de 2024 e fevereiro deste ano registrou 4.489 acidentes de trânsito em Novo Hamburgo. Desse total, 18 resultaram em mortes, sendo seis atropelamentos, e 817 causaram lesões corporais.

A maioria dos casos, 3.654, teve apenas danos materiais. Em relação ao número de ocorrências, a Rua Guia Lopes e a Avenida Pedro Adams Filho lideram com 211 e 210 registros, respectivamente.

Além dos locais usados nesta semana, outros 35 pontos distribuídos em 15 bairros foram mapeados e receberão fiscalização ao longo da operação. Os bairros Industrial, Ideal e Canudos concentram a maior incidência de infrações e terão atenção especial da Guarda Municipal.

De acordo com a SMSP, as informações sobre as vias fiscalizadas serão divulgadas com antecedência nos canais oficiais da Prefeitura e repassadas à imprensa. Em 2024, até o início de novembro, foram realizadas 61 operações com radar, que resultaram em 724 autuações por excesso de velocidade de até 20% acima do limite, 77 entre 20% e 50%, e uma acima de 50%.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.