Bahia avança em negociações para voo entre Salvador e Benin

Setur-BA dá continuidade às negociações para captação do voo entre o Benin e a Bahia Foto Ana Paula Cabral Ascom SeturBA (Divulgação/Setur-BA)

Setur-BA dá continuidade às negociações para captação do voo entre o Benin e a Bahia (Ana Paula Cabral/Divulgação/ Ascom SeturBA)

A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) deu continuidade, na quarta-feira (9), às negociações para a implantação de um voo direto entre Salvador e a cidade de Cotonou, no Benin. O tema foi discutido em reunião na sede da pasta, em Salvador, com a participação do secretário Maurício Bacelar, do embaixador do Benin no Brasil, Boniface Vignon, e do cônsul honorário do país africano na Bahia, Marcelo Sacramento. O objetivo da iniciativa é fortalecer a conectividade aérea e impulsionar o intercâmbio turístico e comercial entre os dois territórios.

De acordo com Bacelar, a proposta é resultado de um protocolo de cooperação assinado com o governo do Benin em 2024 e das tratativas iniciadas em missão oficial ao país africano no início deste ano. “Estamos avançando nas negociações para estreitar os laços com nossos irmãos africanos, na busca pela conectividade aérea e seu impacto nos negócios”, afirmou o secretário.

A próxima etapa será uma missão comercial e turística da Bahia ao Benin, agendada para ocorrer entre os dias 7 e 11 de julho. A delegação visitará as cidades de Porto Novo, Cotonou e Uidá, com representantes dos setores de turismo, agropecuária, indústria e comércio do estado.

Antes disso, em maio, o embaixador Vignon se reunirá com empresários e integrantes do trade turístico da Bahia para apresentar as potencialidades do Benin e definir os participantes da missão. “Estamos animados com a evolução das negociações para viabilizar relações comerciais e culturais com o Brasil, através da sua terra-mãe, que é a Bahia”, declarou Vignon.

O cônsul Marcelo Sacramento também destacou a relevância do projeto. “Estou honrado em poder trabalhar, aqui na Bahia, para o desenvolvimento do Benin, promovendo uma parceria importante entre dois povos com ligações históricas”, disse.

A expectativa é que a criação da nova rota aérea amplie o fluxo de turistas e gere novas oportunidades de negócios entre a Bahia e o continente africano, resgatando conexões históricas e culturais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.