Milei salvou a Agentina do esquecimento econômico, diz Secretário do Tesouro dos EUA

O Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, rasgou elogios ao presidente da Argentina, Javier Milei ao anunciar uma visita a Buenos Aires no dia 14 de abril. Bessent irá se encontrar com Javier Milei para discutir sobre o que vem fazendo no país.

O objetivo da viagem, conforme destacado em um post no X do Ministro da Economia argentino, Luis Caputo, é reafirmar o apoio dos EUA às audazes reformas econômicas implementadas pelo presidente Javier Milei.

A visita ocorre em um contexto em que Milei, autodeclarado libertário, lidera uma agenda de liberalização econômica. Enquanto os EUA, sob a administração de Donald Trump, adotam uma postura cada vez mais favorável ao Bitcoin e às criptomoedas.

O foco das discussões será o respaldo americano às reformas econômicas de Milei, que, segundo o comunicado, são baseadas em “ações, não apenas palavras”.

O post de Caputo cita uma declaração de Bessent, que elogia a “liderança audaz” de Milei. Além disso, ele destaca que a relação entre EUA e Argentina “é mais forte que nunca”.

Bessent também expressou entusiasmo em explorar formas de aprofundar a parceria econômica entre os dois países. Desse modo, incentivando a comunidade internacional a apoiar os esforços de reforma de Milei.

A visita é vista como um endosso significativo à agenda econômica argentina, que busca reduzir o tamanho do Estado, combater a inflação e atrair investimentos estrangeiros.

Javier Milei coloca Argentina de volta no mapa, diz secretário do Tesouro dos EUA

Javier Milei, que assumiu a presidência da Argentina em 2023, é uma figura no mínimo singular no cenário político global. Autodeclarado libertário e anarcocapitalista, Milei construiu sua plataforma com base em ideias de liberdade econômica, redução drástica do Estado e dolarização da economia argentina.

Portanto, sob sua liderança, a Argentina implementou reformas que atraíram a atenção dos EUA. O comunicado de Bessent, citado no post de Caputo, menciona que Milei “resgatou a Argentina da irrelevância econômica”. Uma referência à redução da inflação (que caiu de 142,7% ao ano em 2023 para níveis mais controlados).

“Sob a liderança do Presidente Milei, a Argentina iniciou o cabo políticas com ações, sem apenas palavras. Como desfez o presidente Donald J. Trump, o presidente Milei resgatou a Argentina do esquecimento econômico. Durante suas reuniões na Argentina, o Secretário Bessent reiterará o firme respaldo dos Estados Unidos à implementação contínua da robusta agenda econômica do Presidente Milei e ajudará a comunidade internacional a apoiar plenamente os esforços de reforma econômica do Presidente Milei”, escreve Caputo no X.
Além da estabilização fiscal promovida por medidas como o ajuste fiscal e a desregulamentação de setores da economia.

Além disso, há quem defenda que a postura pró-Bitcoin dos EUA também pode influenciar a Argentina. Embora Milei não tenha implementado uma política oficial de adoção de criptomoedas, sua visão libertária é compatível com a ideia de uma moeda descentralizada.

Contudo, vale lembrar que Milei enfrenta investigações sobre $LIBRA, memecoin que despencou após o lançamento. Entre as acusações de envolvimento, o presidente da Argentina, que endossou a criptomoeda, recebe críticas de pump and dump e manipulação do mercado.

O conteúdo Milei salvou a Agentina do esquecimento econômico, diz Secretário do Tesouro dos EUA aparece primeiro em BlockTrends – Blockchain Notícias | Investimentos | Economia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.