Operação mira 20 supostos membros de quadrilha que aplica golpes financeiros pela internet

Policiais civis cumprem mandados de prisão em oito estados e fazem buscas. Grupo teria invadido sistema de empresa de TI e causado prejuízo de R$ 6 milhões em 2024. Uma operação deflagrada nesta quinta-feira (10) cumpre mandados em oito estados contra suspeitos de envolvimento em uma quadrilha especializada em golpes financeiros pela internet.
Policiais civis buscam 23 suspeitos, alvos de mandados de prisão temporária, nos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. São cumpridos ainda quatro mandados de busca e apreensão.
As investigações começaram em julho do ano passado, depois que o grupo conseguiu invadir o sistema de tecnologia de uma empresa de Florianópolis, em Santa Catarina, e realizar mais de 300 transferências bancárias, o que gerou um prejuízo de cerca de R$ 6 milhões à empresa.
No começo de 2025, a Polícia Civil de Santa Catarina conseguiu identificar e prender o hacker apontado como o responsável direto pela invasão dos sistemas da empresa e recuperou parte dos valores furtados. E seguiu nas investigações para localizar outros envolvidos.
A operação desta quinta mira suspeitos de fazerem parte do esquema, entre eles pessoas identificadas como “conteiros”, responsáveis por operar contas bancárias usadas para mascarar a origem ilícita do dinheiro desviado com as fraudes.
Os suspeitos vão responder por crimes como furto qualificado mediante fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Se condenados, podem pegar penas de até 21 anos de reclusão.
A operação desta quinta conta com o apoio do Ministério da Justiça, por meio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi).
Adicionar aos favoritos o Link permanente.