Pensando no futuro, STF na Escola ensina crianças e adolescentes sobre cidadania e democracia em Canoas

Gritos de paz pela democracia e muito aprendizado sobre a Constituição Federal marcaram o dia de crianças e adolescentes de escolas da rede municipal canoense nesta quinta-feira (10). A cidade é a primeira a receber o projeto STF na Escola, do Supremo Tribunal Federal, no Estado. Todo o evento aconteceu no prédio 14 da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), no bairro São José.

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Estudantes da rede municipal participaram do projeto STF na Escola nesta quinta-feira (10)



Estudantes da rede municipal participaram do projeto STF na Escola nesta quinta-feira (10)

Foto: Nicole Goulart/Especial

Os estudantes aprenderam sobre valores cívicos, cidadania, direitos e deveres, e educação fiscal de forma lúdica com apoio de uma cartilha elaboradora pelo projeto. As alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Assis Brasil, Emily Maciel e Luany Braga, ambas de 10 anos, adoraram ganhar o brinde. “Eu achei legal. Vou botar na minha coleção de livros”, afirma Emily. “Gostei muito. Vou ler com certeza”, ressalta Luany. 

Para a juíza-ouvidora do STF, Flávia Martins de Carvalho, que apresenta os temas de forma lúdica para os jovens, a atividade é uma contribuição para que o futuro seja melhor. “Nós precisamos construir um amanhã a partir do hoje. Então nós precisamos que para o amanhã, essas crianças de hoje tenham noções da importância da constituição e do valor da democracia porque senão o amanhã fica comprometido”, destaca. 

“É uma alegria para mim muito grande estar aqui em Canoas, uma cidade que sofreu tanto com as chuvas e saber que aqui as crianças estão tendo a oportunidade de conhecer os seus direitos e de sonhar com um futuro melhor. Acho que para essas crianças, que passaram por situações tão difíceis, manter essa esperança de um amanhã melhor por meio do direito é muito importante”, completa. 

A alegria não era só da juíza. A professora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Gilda Schiavon, Ana Paula dos Anjos, aponta a empolgação das crianças. “É bom porque eles se sentem importantes. Estão se sentindo adultos”, brinca. O mesmo é observado pela diretora da Emef Assis Brasil, Caroline Balbinot. “Eles amam uma saída pedagógica. Muitos estão na Ulbra pela primeira vez e quando estavam no ônibus, nós fomos mostrando o caminho. Tudo é um aprendizado.” Mais de dez instituições participaram do projeto. 

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Sobre a iniciativa

O livro Uma Aventura com a Constituição, que virou curta-metragem, conta a história de alunos e um cachorro que precisam falar sobre os problemas vividos nas cinco regiões do Brasil e suas possíveis soluções. A animação, feita pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), trata de preconceitos, fome, acessibilidade, saúde, educação e meio ambiente.

Além disso, aborda os problemas enfrentados pelos indígenas, Pessoas com Deficiência (PcDs) e os animais. O grupo recebe ajuda da Têmis, deusa da Justiça e estátua símbolo do STF, e da Constituição Federal para encontrar meios de resolver os problemas. 

“É um projeto importante porque se propõe a levar a crianças e adolescentes de todo o país noções de direito, cidadania, organização dos poderes e a importância da constituição. Também esclarece a atuação do Supremo Tribunal Federal”, explica a juíza. 

O projeto foi criado em 2023 e ampliado no ano passado. Em Canoas, a atividade promovida pelo Poder Judiciário conta com o apoio da Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) e Secretaria Municipal da Educação (SME). 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.