PF faz operação contra prefeitura de Sorocaba por suspeita de desvio na saúde

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (10) a Operação Copia e Cola, que investiga desvios de recursos públicos na área da saúde em Sorocaba (SP). O prefeito da cidade, Rodrigo Manga (Republicanos), é um dos alvos dos mandados de busca e apreensão cumpridos pela PF, segundo a CNN Brasil

De acordo com a emissora, agentes estiveram na residência do prefeito na manhã de hoje. A investigação, que começou em 2022, apura a atuação de uma organização criminosa que teria fraudado a contratação de uma Organização Social (OS) para gerir serviços de saúde no município.

De acordo com a Polícia Federal, os suspeitos também teriam praticado lavagem de dinheiro por meio de depósitos em espécie, pagamento de boletos e transações imobiliárias. Foram expedidos 28 mandados de busca e apreensão em 14 cidades paulistas — incluindo Sorocaba, São Paulo, Santo André e Santos — além de Vitória da Conquista, na Bahia.

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região também determinou o sequestro de bens e valores de até R$ 20 milhões e proibiu a OS investigada de firmar contratos com o poder público.

Ainda segundo a PF, os investigados poderão responder por corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, peculato, contratação direta ilegal e frustração de licitação.

Rodrigo Manga ganhou projeção nacional por sua atuação nas redes sociais. No TikTok, soma 2,9 milhões de seguidores e mais de 60 milhões de curtidas, além de outros 2,7 milhões de seguidores no Instagram.

Na semana passada, o prefeito anunciou que pretende disputar a Presidência da República em 2026, e revelou convite do PRTB, sigla que lançou Pablo Marçal na disputa pela Prefeitura de São Paulo em 2024.

Manga ainda não se pronunciou oficialmente.

The post PF faz operação contra prefeitura de Sorocaba por suspeita de desvio na saúde appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.