SUV 4×4 clássico com plataforma de Fiat volta a ser vendido mais barato que um Fastback

Já pensou em levar para cara um SUV 4×4 parrudo, capaz de enfrentar trilhas fortíssimas sem medo pelo mesmo preço de um Fiat Fastback? Se você morar na Europa, isso já é possível com a volta da comercialização do Lada Niva em alguns países. Com plataforma de Fiat de 1966, ele sai por apenas 18 mil euros, equivalente a R$ 116 mil.

É claro que não podemos esperar modernidade do Lada Niva. Afinal, mesmo sendo um carro novo, ele é extremamente velho. Originalmente ele foi lançado em 1977, mas a plataforma é derivada do Fiat 125 que começou a ser vendido em 1967 e deu origem ao Lada Laika. ELe foi atualizado com o tempo, mas nada extraordinário.

Em seu retorno, o SUV 4×4 entrega motor 1.6 quatro cilindros aspirado a gasolina de 122 cv, uma melhoria significativa frente ao jurássico 1.74 quatro cilindros aspirado de 83 cv que antes ele usava. Entretanto, tenha paciência para chegar aos 100 km/h, pois é uma prova que dura 12 segundos. Um Renault Kwid demora 13,5 segundos.

Lada Niva Sport azul andando na areia
Lada Niva Sport [divulgação]

Além disso, o Lada Niva 2025 recebeu nova transmissão manual de cinco marchas, mantém a tração 4×4 com reduzida extremamente parruda, além de ter passado por mudanças na suspensão e freios. As alterações provém melhor dinâmica em asfalto e conforto no uso urbano, mas mantém o legado de robustez do SUV.

Sport que não é esportivo

Para a Europa, ele será oferecido na versão Sport que conta com grade frontal de plástico preto que envolve os faróis. A luz diurna é feita por uma barra de LED na base do para-choque, enquanto a luz de seta agora fica em uma lente branca. As rodas de liga-leve de 17 polegadas são novas. 

interior do lada niva
Lada Niva Sport [divulgação]

O interior não parece dos anos 1970, mas é extremamente antiquado. Nada de central multimídia, painel digital ou até mesmo uma maçaneta que não pareça vinda de uma Kombi. Na versão Sport, ele traz bancos com detalhes e costuras em vermelho, volante esportivo (segundo a Lada, porque não há nada de esportivo), além de teto preto.

Agora separada da Renault, a Lada está voltando a expandir sua atuação em alguns mercados. Seria a vez do Brasil voltar a ter um SUV 4×4 parrudo como o Niva? Ou será que o nosso mercado só prefere SUVs urbanos?

bancos do lada niva

Você teria um Lada Niva? Conte nos comentários.


O post SUV 4×4 clássico com plataforma de Fiat volta a ser vendido mais barato que um Fastback apareceu primeiro em Auto+ TV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.