SC ganha destaque nacional na produção e exportação de mel; veja dados por localidade

SC ganha destaque nacional na produção e exportação de mel

SC ganha destaque nacional na produção e exportação de mel – Foto: Arquivo/ND

SC ganha destaque nacional na produção e exportação de mel, consolidando-se como o terceiro maior exportador do país em 2024 e ocupando a oitava posição no ranking nacional de produção.

Com mais de 13 mil apicultores e uma cadeia produtiva espalhada por todas as regiões, o Santa Catarina mostra força.

SC ganha destaque na produção e exportação de mel

Em 2023, o estado ocupou a 8ª posição no ranking nacional de produção de mel, com 4.234 toneladas colhidas, o equivalente a 6,6% de toda a produção do país.

Mas o destaque catarinense não para por aí: em 2024, Santa Catarina assumiu a 3ª colocação entre os maiores exportadores de mel do Brasil, com 5.476,8 toneladas embarcadas para o exterior.

Os Estados Unidos lideram o ranking de destinos do mel catarinense, absorvendo 81% das exportações. Em seguida aparecem Reino Unido (10,8%), Alemanha (4,5%), Bélgica (1,2%) e Canadá (1,1%), que são mercados exigentes que reforçam a qualidade do produto local.

Cadeia produtiva do mel

De acordo com a Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina), a cadeia produtiva do mel é robusta e bem distribuída pelo estado. São cerca de 13 mil apicultores ativos e aproximadamente 358 mil colmeias registradas.

A cadeia produtiva do mel é robusta e bem distribuída pelo estado

Produção e exportação de mel: são cerca de 13 mil apicultores ativos – Foto: Canva/Divulgação/ND

As regiões com maior número de produtores são:

  • Extremo Oeste – 32%
  • Oeste – 18%
  • Meio-Oeste – 16%

Já a maior concentração de colmeias está em:

  • Planalto Sul – 23%
  • Litoral Sul – 17%
  • Alto Vale do Itajaí – 11%
  • Extremo Oeste – 11%

Observatório Agro traz dados detalhados

Para acompanhar o desenvolvimento da apicultura, a Epagri/Cepa mantém um painel no Observatório Agro Catarinense, com dados detalhados desde 2013 sobre a produção de mel ao nível estadual, regional e municipal.

Segundo Cíntia Uller Gómez, engenheira-agrônoma e analista de socioeconomia da Epagri/Cepa, o painel oferece informações estratégicas para ações de crédito rural, extensão e vigilância sanitária. “Esses dados são fundamentais, e por isso é essencial que os produtores mantenham seus cadastros atualizados e prestem informações corretas”, reforça.

Além dos volumes de produção, o painel também revela o número de apicultores por região e o porte de cada um, considerando a quantidade de colmeias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.