HÁ VINTE ANOS – PT e PSDB disputam quem comanda o atraso

De Fernando Henrique Cardoso para o senador Cristovam Buarque (PT-DF) em entrevista publicada na revista Comunicação Política, do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos: o que separa PT e PSDB não é nenhuma diferença ideológica ou programática, mas pura e simplesmente a disputa pelo poder.

Em resposta a uma pergunta de Cristovam, o ex-presidente afirma que já pensou na possibilidade de PT e PSDB estarem do mesmo lado. Ocorre que ele considera a hipótese pouco provável por conta da disputa pela hegemonia política no país.

– É porque nós não discutimos nem disputamos ideologia, é poder, é quem comanda – diz FHC.

Segundo ele, há uma massa atrasada no país e partidos que representam esse atraso:

– Os dois partidos que têm capacidade de liderança para mudar isso são o PT e o PSDB. Em aliança com outros partidos. No fundo, nós disputamos quem é que comanda o atraso – observa.

(Comentário meu: desde a guinada do PT na direção do centro para garantir a eleição de Lula em 2002, pouca coisa ou quase nada distingue o PT do PSDB. Foi o PT que mudou – o PSDB permanece onde sempre esteve.

O ex-presidente está certo ao dizer que os dois partidos não estão juntos porque disputam o poder, unicamente o poder. Poderia ter acrescentado que PT e PSDB talvez estivessem juntos se o DNA deles fosse diferente. Mas não: o comando dos dois está em São Paulo. São agremiações paulistas.

E o interesse imediato, próximo e paroquial dos seus principais líderes orienta o comportamento dos dois partidos.)

 

(Publicado aqui em 12 de abril de 2005)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.