Projetos para prevenção de novas enchentes são debatidos em reunião com prefeitos e palestras na Câmara de Vereadores

Prefeitos, vereadores e lideranças da região dos vales do Sinos e Paranhana estiveram reunidos na Prefeitura de Novo Hamburgo na sexta-feira (11) para discutirem o andamento dos projetos de contenção do sistema de cheias da bacia do Rio dos Sinos.

O encontro, marcado a pedido do senador Luis Carlos Heinze (PP), incluiu os deputados estaduais Issur Koch (PP) e Joel Wilhelm (PP), o prefeito hamburguense Gustavo Finck (PP) e o prefeito leopoldense Heliomar Franco (PL).

Issur Koch, Gustavo Finck, sendaor Heinze, Heliomar Franco e  Joel Wilhelm em reunião em N. Hamburgo | abc+



Issur Koch, Gustavo Finck, sendaor Heinze, Heliomar Franco e Joel Wilhelm em reunião em N. Hamburgo

Foto: Débora Ertel/PMNH

No ano passado, o governo federal anunciou a destinação de R$ 1,9 bilhão para obras de prevenção aos efeitos das enchentes para a região. Essas melhorias contemplam as cidades de Novo Hamburgo, Canoas, São Leopoldo, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul, Campo Bom, Igrejinha, Rolante e Três Coroas.

MAIS POLÍTICA: Vereadora diz que recebeu emenda milionária de presente do noivo, deputado que preside o PP gaúcho

Com recursos disponíveis com o governo do Estado, as lideranças regionais estão preocupadas com a atualização e andamento dos projetos. Por isso, os parlamentares buscarão junto ao Piratini uma agenda sobre o assunto, a fim de que os prefeitos sejam ouvidos e inteirados das propostas, com a intenção de que o trabalho seja conjunto e atenda aos anseios da população.

Heinze e engenheiro são palestrantes na Câmara de Vereadores

Na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, Heinze esteve ao lado do engenheiro civil Eduardo Torri. Eles foram palestrantes no momento de reflexão proposto pela Associação de Arquitetos e Engenheiros de Novo Hamburgo (Asaec-NH) e o Grupo Pensando Novo Hamburgo, sobre Soluções para Chuvas e Seus Impactos.

Senador Heinze  | abc+



Senador Heinze

Foto: Juliano Piasentin/ GES-Especial

As palestras foram mediadas por Rosana Oppitz e Cleonir Bassani. O senador aproveitou para falar sobre a reunião na Prefeitura de Novo Hamburgo, onde projetos contra as cheias apresentados entre os anos de 2012 e 2013 voltaram à tona. “São obras gigantes que precisam ter seus projetos renovados. Sabemos que em termos de valores muitas coisas podem ter mudado. Ainda assim, é necessário encontrar soluções”, disse o parlamentar.

Heinze deixou claro que há problemas sérios nos Rios dos Sinos, Gravataí e Jacuí, além do Taquari e das Antas. “Toda essa água acaba indo para o Guaíba, precisamos resolver os problemas do assoreamento.” Conforme o senador, as soluções existem, bastam ser achadas. “Estamos fazendo articulações com os prefeitos, governo federal e do Estado, para que os projetos saiam do papel”, completou.

  • CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Eduardo Torri | abc+



Eduardo Torri

Foto: Juliano Piasentin/ GES-Especial

Já Eduardo Torri tratou de apresentar outro plano, específico para Novo Hamburgo. “Temos exemplos nos Estados Unidos, na Alemanha, onde parques de lazer se transformaram em uma espécie de esponja, sendo áreas preparadas para alagar quando o rio extravasa. É um convívio de maneira organizada”, destaca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.