Saci, quiz e réplica de taças: projeto do Internacional visita escola em Canoas

Camisetas vermelhas e azuis se misturaram com o uniforme na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Planalto Canoense nesta sexta-feira (11), no bairro Olaria. Tudo isso para receber o projeto Futuro Colorado, do Internacional, que leva o mascote Saci e réplicas das taças da Libertadores e do Mundial de Clubes da Fifa para escolas públicas. Esta é a primeira vez que a iniciativa vem a Canoas. 

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Estudantes do sétimo e oitavo ano disputaram um quiz sobre a história do Internacional



Estudantes do sétimo e oitavo ano disputaram um quiz sobre a história do Internacional

Foto: Nicole Goulart/Especial

Além de ver de perto e interagir com símbolos que representam a história do time, os alunos puderam participar de um quiz. Com muita energia e animação, duas turmas do sétimo e outras duas do oito ano foram selecionadas para responder perguntas sobre o clube. 

Qual é o único jogador presente nos títulos do octacampeonato gaúcho e no tricampeonato brasileiro; qual time o Internacional enfrentou na final do Mundial de Clube em 2006; em que ano o Beira-Rio foi inaugurado; e qual jogador fez gol em duas finais da Libertadores são algumas perguntas que os alunos tiveram que responder. 

A turma campeã foi a do 7º ano B em uma disputa acirrada com o 8º ano A – esta precisou ir para os pênaltis com o 8ª B para definir quem ia para a final. Guilherme Moraes Schuma, 12 anos, que estava a frente no quiz acertando todas as perguntas, foi levantado pelos colegas e pelo Saci em comemoração pela vitória. “É muita emoção. Vai ser a primeira vez que vou no museu e que vou entrar no estádio, não apenas ficar na arquibancada”, afirma. 

Para vencer, Guilherme diz que estudou para o quiz e que contou com a parceria do amigo Kauan Lopes, 12. “Eu achei muito legal eles terem vindo aqui. Na hora do quiz fiquei nervoso, mas consegui responder”, comenta. 

Guilherme Schuma foi levantado pelos colegas de turma após vencer o quiz



Guilherme Schuma foi levantado pelos colegas de turma após vencer o quiz

Foto: Nicole Goulart/Especial

A turma vencedora irá visitar as instalações do Estádio Beira-Rio, incluindo o museu, sala de imprensa e o gramado, além de receber brindes. A visita deve acontecer dentro de duas semanas e os alunos serão conduzidos pelo ônibus do clube usado pelos jogadores. E mesmo quem não ganhou o quiz recebeu panfletos que valem um par de ingresso para visitar o museu. 

Rivalidades de lado

A atividade foi feita pelo Internacional, mas os torcedores do Grêmio não ficaram de fora. Segundo a supervisora Ana Lúcia Fontoura, a escola tem um projeto interdisciplinar que trabalha a rivalidade. “É para eles entenderem que tem que ajudar o outro. Tem gremistas que vão participar para ajudar a turma a ganhar o passeio”, conta. 

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Turma 7º B com o Saci, mascote do Internacional



Turma 7º B com o Saci, mascote do Internacional

Foto: Nicole Goulart/Especial

O professor de história, Laionel Mattos, que solicitou a presença do projeto na escola, reforça o trabalho realizado pelos colegas. “Eu sou favorável a fazer algo que seja diferente da sala de aula. Nós trabalhamos a questão da rivalidade, que não é inimizade. Quando falei em trazer o projeto do Inter, a direção apoiou muito”, relata. Laionel também firmou o compromisso de conseguir uma atividade com o Grêmio. 

“Eu sou gremista e estou com vontade de ganhar. Eu quero ajudar”, diz o estudante do 7º A, João Vitor Machado, 12 anos. A colega colorada Larissa da Silva de Freitas, 13, comenta que a turma é unida e que gostou de participar da ação. “Muito legal e muito interessante eles trazerem o projeto para a escola. Não esperava.”

Projeto novo 

A iniciativa Futuro Colorado começou em março deste ano, de acordo com o coordenador do Museu do Internacional, Pablo Barbosa. A primeira escola a ser visitada a EEEF Mané Garrincha, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. “O foco é aproximar o Inter das crianças, mostrando a nossa história e o ser colorado. E a ideia com o quiz é também trazer um pouco da história. O projeto é feito pelo museu e pelo relacionamento social”, esclarece. 

Projeto colorado leva réplicas das taças da Libertadores e do Mundial de Clube para dentro da sala de aula



Projeto colorado leva réplicas das taças da Libertadores e do Mundial de Clube para dentro da sala de aula

Foto: Nicole Goulart/Especial

Junto com as atividades feitas com as turma de sétimo e oitavo ano, o projeto passou de sala em sala com a réplica das taças da Libertadores e do Mundial de Clubes da Fifa. O estudantes do turno da manhã puderam ir na escola à tarde para ver de perto os troféus. 

Para participar, as escolas públicas podem entrar em contato pelo e-mail [email protected]. A inscrição e a participação são gratuitas. É necessário informar o nome da escola e localização. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.