Milei anuncia fim da restrição a compra de dólares na Argentina; veja impactos na economia

Na última sexta-feira (11), o presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou o fim do controle cambial. Conhecido como “cepo”, a medida tinha como objetivo restringir a compra de dólares no país. “Eliminamos o cepo para sempre”, disse o presidente argentino.

VEJA TAMBÉM: SOUTH SUMMIT BRAZIL: Edição de 2026 é confirmada; veja fotos do evento

Javier Milei | abc+



Javier Milei

Foto: Reprodução/Instagram

CONFIRA: SOUTH SUMMIT BRAZIL: “Nunca estivemos tão sozinhos”; criador do Orkut critica redes sociais atuais

O controle, que estava em vigor desde 2019, anterior ao governo Milei, limitava a compra de dólares. Agora, a cotação do dólar no Mercado Livre de Câmbio (MLC) poderá flutuar em uma banda móvel entre mil e 1,4 mil pesos. A medida faz parte do novo acordo cambial com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

As autoridades argentinas também informaram que puseram fim o limite de US$ 200 para a compra de dólares por pessoas físicas, além de permitir que empresas enviem alguns dividendos para o exterior.

O cepo cambial acabava afetando as exportações calçadistas brasileiras. Em fevereiro deste ano, empresários da região ainda recebiam 180 dias depois da venda ter sido concluída. A expectativa é que a partir de agora as relações com o país vizinho se tornem mais eficientes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.